Programa Lazer nas Cidades

Realizar um dia de lazer com jogos, oficinas esportivas, estrutura de brinquedos infláveis e atividades voltadas para todos os públicos, como forma de integrar e promover a convivência em comunidade. Com esse objetivo, a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) executa o Programa Lazer nas Cidades. Desde 2015 , diversos municípios, em especial as áreas de maior vulnerabilidade social, já receberam as ações.

O Programa Lazer na s Cidades tem parceria com entidades governamentais e não-governamentais e o dia de lazer é realizado junto com outra ação, como por exemplo, aniversários de municípios, campeonatos esportivos e eventos comunitários. Basta que o responsável do evento procure a Fundesporte.

Prefeituras municipais, associações esportivas e comunitárias, federações esportivas, Câmaras de Vereadores e entidades sem fins lucrativos podem requerer a parceria. A Fundesporte oferece toda a estrutura de brinquedos, materiais para oficinas e acompanhamento de profissionais da Educação Física, com experiência na área de recreação e lazer. O parceiro precisa dar apoio logístico com infra-estrutura – espaço adequado e instalação elétrica – e monitores para auxiliar as crianças nos brinquedos.

O principal público-alvo do Lazer nas Cidades é o infanto-juvenil. Crianças se divertem em cama-elástica e brinquedos infláveis. Adolescentes participam de oficinas esportivas. Mas todos podem aproveitar o dia nas oficinas de recreação, de atividades lúdicas e nas apresentações culturais.
Várias cidades foram contempladas.

A Subsecretaria de  Políticas Públicas para Mulheres, a Secretaria de Estado de Administração, a Secretaria de Estado de Saúde e o Detran também já realizaram ações conjuntas com a Gerência de Esporte de Participação e Lazer.

Em 2016, o programa entrou em uma nova fase. Além das atividades realizadas durante todo o dia, a Fundesporte tem promovido cursos de capacitação em recreação e lazer para que os agentes municipais possam reproduzir e multiplicar as ações. Duas turmas já foram formadas, em Maracaju e em Coxim.

O objetivo é interiorizar cada vez mais as ações da Fundesporte, aumentar o número de parcerias e democratizar o acesso ao lazer. Garantindo ao sul-mato-grossense  exercer seu direito ao lazer e ajudá-lo a ter mais qualidade de vida.

Para ter a parceria da Fundesporte e receber o Programa, basta solicitar via ofício o Programa Lazer nas Cidades especificando data, horário, local e público estimado.

Maiores informações entrar em contato com a Gerência de Esporte de Participação e Lazer, via e-mail  no rmiranda@www.fundesporte.ms.gov.br ou via fone no 3323-7228.