Equipe do MS é destaque na 1ª fase do Brasileiro de Atletismo Paralímpico

Aconteceu no último final de semana (01 a 03 de junho) o Circuito Brasil Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico, a competição é a primeira etapa do nacional, mais de 280 atletas de 22 estados brasileiros, que obtiveram índice nas etapas regionais e também atletas de outros países, competiram no circuito na cidade de São Paulo.

A delegação de Mato Grosso do Sul foi composta por 22 pessoas entre atletas, professores e stafs nas modalidades de atletismo e petra das associações, estiveram presentes o Dourados Paralímpico, Associação Seninha de Atletismo (ASA/MS) e Associação Driblando as Diferenças (ADD).

A equipe se destacou durante a competição trazendo para o Estado, um total de 18 medalhas, 10 medalhas de ouro, 03 de prata e 05 de bronze.

O técnico do Dourados Paralímpico Antônio Pietramale falou sobre a classificação da grupo. “Nossa participação não poderia ser melhor, com dois recordes brasileiros da paratleta Joane Pedrozo que está há quatro meses na equipe, três ouros do Paulo Henrique Réis, que participou do mundial em Londres ano passado e agora migramos para os outros saltos onde ele já bateu seu recordes pessoal a Rosenilda Aoyama também com medalha de ouro no peso (4kg), o Igor Miranda com a prata, Jonatan Ferreira com 3 bronzes, além dos nossos outros atletas que foram destaque nas suas categorias, nosso objetivo é melhorar estas marcas e sonhar com a Paralimpíada de Tóquio em 2020.

O desportista é beneficiado com a bolsa técnico e ressaltou a importância sobre o incentivo do Governo do Estado. “A hospedagem e alimentação da maioria dos atletas forma pagos com o benefício da bolsa. Para mim além da ajuda financeira, tem a questão pessoal, é um reconhecimento e uma motivação a mais no nosso trabalho.”

A paratleta Rosenilde Aoyana é beneficiada com o bolsa-atleta e há três anos está competindo no lançamento de peso (4kg), já participou de várias fases regionais, mas é a primeira vez que é campeã na primeira fase do Brasileiro. “Estou muito feliz com essa classificação, consegui bater o meu record pessoal, estou mais confiante que nunca, e com o incentivo do Estado através da bolsa, vou conseguir me dedicar ainda mais, o beneficio chegou num momento muito bom pra mim”.

A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) apoiou a participação da equipe paralímpica juntamente com a Prefeitura de Dourados, Funed e Semed no circuito.

A segunda fase do Brasileiro de Atletismo Paralímpico acontece de 03 à 08 de agosto e a fase final de 27 à 30 de setembro em São Paulo/SP.