Plano Estadual de Esporte e Lazer de MS trará diretrizes do setor para os próximos 10 anos

  • Publicado em 20 mar 2026 • por Maria Isabel Manvailer Siqueira •

  • O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de MS) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), irá realizar a Conferência Estadual de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul nos dias 26 e 27 de março, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande. O evento tem como principal objetivo fortalecer e estruturar as políticas públicas voltadas ao esporte e ao lazer em todo o Estado.

    A conferência é aberta ao público e voltada a gestores públicos, profissionais de Educação Física, atletas, representantes de entidades esportivas de administração e prática, membros da sociedade civil, árbitros, profissionais da crônica esportiva e instituições de ensino superior.

    Entre os principais objetivos estão a reformulação do Sistema Estadual de Esporte e Lazer, a construção do Plano Estadual de Esporte e Lazer para o período de 2026 a 2035, a criação do Conselho Estadual de Esporte e Lazer, a reformulação do Fundo Desportivo Estadual e a mobilização dos gestores municipais para a realização das conferências municipais.

    A programação será pautada por eixos estratégicos considerados fundamentais para o desenvolvimento do setor, como o fortalecimento do esporte de formação educacional, a ampliação do esporte para toda a vida, a estruturação do esporte de excelência, além da garantia de inclusão e da integração entre municípios e instituições.

    Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, o momento é estratégico para discutir o futuro do esporte no Estado.

    “Durante a conferência, vamos discutir temas fundamentais para a construção de uma política esportiva mais eficiente e participativa. É essencial compreender o papel das conferências municipais, avançar na estruturação do Sistema Estadual de Esporte e Lazer e reforçar a importância da participação social. Também será analisado o panorama atual do esporte em Mato Grosso do Sul, com a identificação de desafios e oportunidades, em consonância com a Lei Geral do Esporte”, destacou.

    Os participantes serão organizados em grupos de trabalho temáticos, com a missão de analisar e discutir documentos-base essenciais para o planejamento do setor. Entre os materiais que serão apresentados estão a minuta do Sistema Estadual de Esporte, a proposta do Plano Estadual de Esporte e Lazer (2026–2036), a minuta de criação do Conselho Estadual de Esporte e Lazer e a reformulação do Fundo de Investimento Esportivo.

    A iniciativa reforça o compromisso com o planejamento de longo prazo e a construção coletiva de políticas públicas que ampliem o acesso ao esporte e ao lazer, promovendo inclusão e contribuindo para o desenvolvimento social de Mato Grosso do Sul.

    Programação

    Data: 26/03
    Horário: 14h30 – Credenciamento
    Apresentação
    Palestras
    Organização dos grupos de trabalho
    Apresentação minutas
    Horário:  17h30 – Encerramento

    Data: 26/03
    Horário: 19h30 – Abertura Oficial
    Credenciamento
    Apresentação Cultural
    Abertura
    Hino Nacional
    Vídeo Institucional
    Pronunciamentos
    Palestra com o Prof. Dr. Fernando Marinho Mezzadri
    Tema: Esporte como direito: os novos desafios legais
    Horário: 21h30 – Encerramento

    Data: 27/03
    Horário: 8h – Início
    Divisão de salas
    Horário: 11h30 – Encerramento

    Data: 27/03
    Horário: 14h – Início
    Leitura e Aprovação das Deliberações Finais e Moções
    Horário: 18h – Encerramento

    Bel Manvailer, Comunicação Setesc
    Foto de capa: Álvaro Rezende/Secom/Arquivo

    Categorias :

    Conferência Estadual de Esporte e Lazer de Mato Grosso do Sul

    Veja Também