A 13ª Mostra Cultural das Escolas Estaduais de MS e o Festival MS in Concert 2019, trazem a arte da palavra para o palco

Categoria: Eventos | Publicado: segunda-feira, outubro 7, 2019 as 16:04 | Voltar

Com a temática, “A arte em poesia: poetas brasileiros”, a 13ª Mostra Cultural de MS e Festival MS in concert, prometem uma viagem ao universo da arte e do lirismo, através da poesia. O evento realizado pelo Governo do Estado de MS através da Secretaria de Estado de Educação (SED), por meio do Núcleo de Arte e Cultura (NUAC)  acontece simultaneamente das 7h30 às 11h das 13h30 às 17h e das 18 às 22h no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo situado no Parque dos Poderes em Campo Grande, MS.

A Mostra acontece de 07 à 09 de outubro e possibilita a extensão das atividades educativas que são realizadas durante o ano letivo dentro das Escolas da Rede Estadual de Ensino, e tem como foco, o desenvolvimento sistemático da pesquisa, fundamentada e norteada pelo tema proposto.

Sabe-se que o ambiente escolar é um dos principais meios de promoção e difusão da nossa cultura e um local de criação e desenvolvimento de talentos, onde todas as formas são exploradas, pois mesmo com um tema estabelecido, os professores e os alunos transitam por diferentes possibilidades de se produzir arte.

Para tanto, são trabalhadas diversas linguagens artísticas como forma de ampliar o gosto pelo fazer e criar: artes plásticas, dança, música, teatro, capoeira, cinema, fazem parte desse universo criativo e que são cuidadosamente reunidos nos dois eventos que servem de celebração de parte dos resultados alcançados dentro dos projetos escolares.

Ao tratar do tema da poesia, a equipe do Nuac, propôs uma reflexão acerca da arte da palavra, bem como suas formas e movimentos estéticos presentes na nossa literatura, resultando num trabalho de pesquisa aprofundado, possibilitando a ampliação do conhecimento artístico-literário.

As coreografias e interpretações levarão em conta todas as maneiras de entendimento e expressões da poesia brasileira considerando sobretudo os poetas de MS e do Brasil. Para essa edição, haverá algumas participações especiais, com artistas e grupos convidados: Centro do Idoso - Projeto Conviver do município de Vicentina, Alunos do CEI José Eduardo Martins Jallad – Zedu de Campo Grande, espetáculo Bebê Abordo do Grupo Teatral “Flôr e Espinho”, aluna e poetisa Nicole Vitória da E.E. Uirapuru de Nioaque, Chicão Castro, Quinteto de Jazz da SECTUR e Irwing Ferreira.

E nas artes plásticas teremos o artista plástico Cello Lima de Dourados com o projeto Ateliê aberto, onde ele estará demostrando ao vivo parte do seu processo de criação com a reconstituição do seu ateliê, e a pintura de uma tela ao vivo com a temática voltada para a poesia.

A Mostra visa também possibilitar que os nossos alunos e professores tenha um contato direto com os artistas. Portanto, esse seria mais um momento de aprendizado onde o conhecimento perpassa os muros escolares e promove um encontro entre a arte, seus criadores e expectadores.

A Mostra Cultural e o Festival MS in Concert, reuni em Campo Grande um grande número de escolas participantes, a maioria procedentes de cidades do interior do estado. Durante os três dias, o público poderá apreciar as diferentes formas de expressão artísticas que tem como resultado o trabalho de pesquisa que vem sendo realizado nas unidades escolas de MS, e que tem com palco o Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo que nesse período se torna uma extensão da sala de aula em um ambiente de celebração da arte.

Com a participação de 36 municípios, 99 escolas estaduais, 147 apresentações culturais e oito participações especiais. Os eventos são de caráter educativo com entrada franca e acesso a todos, e conta com o apoio da Fundesporte, Águas Guariroba, Rádio e TV educativa, Fundação de Cultura.

Fonte: Assessoria de comunicação do NUAC – Núcleo de Arte e Cultura – SED/MS

Publicado por: Luis Moreira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.