Campo Grande (MS) – Assédio e outras manifestações de violência no esporte são temas de curso on-line nesta segunda-feira (17), às 16 horas. A live é a penúltima da série Jornadas sobre Treinamento Desportivo na Escola. A videoaula, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), será transmitida ao vivo no canal oficial da Fundação no YouTube.
O curso terá como convidada especial a ex-atleta olímpica de ginástica artística e atual gerente do Instituto Olímpico Brasileiro do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Soraya Iida de Carvalho. Ela dividirá a discussão com o especialista em Psicologia Social, Antônio José Ângelo Motti. A mediação ficará por conta da professora Karina Luiz Pereira Quaini.
Dentre os assuntos da live, será debatido o assédio enquanto fenômeno do campo da violência humana, suas características, formas de manifestação, prevenção, proteção e atendimento às vítimas. A discussão on-line é direcionada a profissionais de Educação Física, especialmente os selecionados pelo Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) – Treinamento Desportivo e projetos vinculados, que atuam com alunos-atletas nas instituições da Rede Estadual de Ensino (REE).
Em 2021, mais de 500 professores integram o Prodesc, programa desenvolvido pela Fundesporte em parceria com o Núcleo de Esporte da Secretaria de Estado de Esporte (SED). O treinamento desportivo é oferecido a cerca de 20 mil crianças e jovens em escolas de 62 municípios. Com a pandemia e suspensão do ensino presencial, as aulas ocorrem de forma remota.
Sobre a série de cursos
Jornadas sobre Treinamento Desportivo na Escola é uma série que abrange oito cursos on-line, sempre às segundas-feiras, às 16 horas, no canal oficial da Fundesporte no YouTube. A programação de videoaulas gratuitas ao vivo teve início no dia 5 de abril e segue até 24 de maio.
A série de capacitação profissional aborda ferramentas aplicáveis ao treinamento à distância por meio de aulas virtuais; planejamento básico de treinos; avaliação física para os esportes escolares; técnicas para obtenção de apoio e patrocínio; os desafios da prática desportiva durante a pandemia da Covid-19; organização de competições na escola; e o assédio e demais manifestações de violência no âmbito estudantil-esportivo.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo telefone (67) 3323-7225 ou adicione este número e mande uma mensagem pelo WhatsApp.
Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)