Campo Grande (MS) – Beneficiária do Bolsa Atleta, programa do Governo do Estado, coordenado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Bruna Vieira de Jesus conquistou a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-23 de Atletismo, na prova de lançamento do dardo. A competição da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) foi realizada no sábado e domingo (4 e 5), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, em Bragança Paulista (SP).
A sul-mato-grossense de 18 anos alcançou o terceiro lugar ao lançar a 44,06 metros. O pódio foi completado por duas paranaenses. O ouro ficou com Stefany Beatriz Navarro da Silva (47,57 metros) e a prata com Brenda Souza da Silva (44,41 metros).
Em maio, a atleta faturou medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Sub-20, lançando o dardo a 48,57 metros. Ainda neste ano, Bruna terá pela frente pelo menos quatro competições: Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), Jogos Pan-Americanos Sub-20 e Sub-23, Sul-Americano Sub-23 e possivelmente o Mundial de Atletismo.
Quem também se destacou no Brasileiro Sub-23 foi a três-lagoense Ana Laura Cordeiro, melhorando sua marca nos 800 metros (2min23s11). A atleta, bolsista do Governo do Estado, foi segunda colocada em sua série. Com o resultado, Ana está entre as oito melhores do Brasil no ranking da prova, na categoria sub-18. A corredora vestiu as cores da Associação Três-Lagoense de Atletismo – Prof. Milton José da Silva “TÓ” (ATA), sob comando técnico de Reynaldo Camargo.
A delegação de Mato Grosso do Sul, com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, viajou com 19 atletas de cinco clubes ao interior paulista, representando os municípios de Amambai, Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. Segundo a CBAt, participaram da competição 602 atletas de 132 agremiações, de 22 estados e do Distrito Federal, com idade até 22 anos.
O presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul (FAMS), Marcelo Erick Moriyama, também foi a Bragança Paulista (SP) para se reunir com o presidente da CBAt, Wlamir Motta Campos, e com o vice, Edson Luciano Ribeiro. A expectativa é trazer para o estado ao menos duas competições: o Regional Centro-Oeste, seletiva mundial de meia maratona e um evento de cross country (corrida a corta-mato).
Confira abaixo a lista completa de atletas que foram ao Brasileiro Sub-23. Reynaldo Camargo e Waldir Nogueira foram os técnicos.
Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac) – Campo Grande
- Herik Messias Martins. Provas: 100m e 200m
- Mauro da Silva Moris. Prova: lançamento do dardo
- Rafael Almeida Saraiva. Prova: 400m com barreiras
- Bruna Vieira de Jesus. Prova: lançamento do dardo
- Hellen Martins Messias: Provas: salto em altura e em distância
- Larissa da Silva Arguelho. Provas: 100m e salto em distância
- Thaylla Camilly Ortiz da Silva. Prova: lançamento do disco
Associação Master de Atletismo de Mato Grosso do Sul (AMAMS) – Campo Grande
- Adryel Fidelis da Silva. Provas: 400m e 5.000m
- Daniel Ovelar Pizarro. Arremesso do peso e lançamento do dardo
- Edil Ernesto Ovelar Pizarro. Provas: 10.000m e 3.000m com obstáculos
- João Gabriel Ortiz dos Santos Benites. Provas: 1.500m e 5.000m
- Jose Carlos Junior Proença Simão. Provas: 800m e 5.000m
- Leandro Henrique de Oliveira Mendes de Arruda. Provas: 800m e 3.000m com obstáculos
- Andreyna Fratino Simões Ferreira. Provas: 100m e 200m
Associação Três-Lagoense de Atletismo – Prof. Milton José da Silva “TÓ” (ATA) – Três Lagoas
- Ana Laura Pereira Cordeiro. Provas: 400m e 800m
- Camila Ines Cardoso Ramos. Prova: Lançamento do disco
Clube Indaiá – Dourados
- André Luis Duarte Olmedo. Provas: 1.500m e 5.000m
- Walison dos Reis Ferreira. Provas: 5.000m e 10.000m
Escola Municipal Mbo’eroy Guarani Kaiowá – Amambai
- Ediuso Amarilia. Prova: lançamento do dardo
Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)
Foto de destaque: Wagner Carmo/CBAt