Bolsista e técnica da Fundesporte representam o Brasil no maior evento escolar do mundo

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, maio 12, 2022 as 10:36 | Voltar

Campo Grande (MS) - A Gymnasiade 2022, maior evento esportivo escolar do mundo, terá a participação de duas sul-mato-grossenses no judô paralímpico: a atleta Larissa Barros de Oliveira, contemplada pelo programa Bolsa Atleta do Governo do Estado, e a técnica desportiva da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Anne Talitha Silva. A competição acontece entre os dias 14 e 22 de maio, na Normandia, região localizada no Noroeste da França. 

Esta é a primeira vez que o evento contará com modalidades paralímpicas, para estudantes-atletas de 16 a 18 anos. A delegação brasileira, convocada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) junto à Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), conta com 27 esportistas paralímpicos. 

Anne Talitha e Larissa

Larissa Barros é a única sul-mato-grossense da lista e disputará na categoria até 57 quilogramas (kg). A judoca representa o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos “Florivaldo Vargas” (Ismac), de Campo Grande, e coleciona participação em inúmeras competições, entre elas as Paralimpíadas Escolares, maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar, organizado anualmente pelo CPB.

A paratleta de 16 anos nasceu com má formação congênita nos olhos e conheceu o judô há quatro anos. Para ela, conhecer a França e disputar a Gymnasiade é um sonho. “Quando soube dessa convocação, quase não acreditei. É uma oportunidade única, eu e minha família ficamos muito felizes”, diz.

A judoca campo-grandense tem como técnica Anne Talitha Silva, uma das referências do judô paralímpico brasileiro. A treinadora também é responsável pelo setor paralímpico da Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer (Gedel) da Fundesporte.

“Nós que trabalhamos com o paradesporto estamos muito orgulhosos, é uma delegação que está fazendo história por participar pela primeira vez da Gymnasiade”, destaca Anne Talitha. “Esse é o maior evento esportivo escolar que já participei”, revela a técnica. Ela e Larissa embarcam nesta quinta-feira (12).

Larissa é um dos destaques de MS no judô paralímpico 

A Gymnasiade 2022, os Jogos Escolares Mundiais, acontecerá de 14 a 22 de maio, na Normandia, na França. O evento internacional acontece a cada dois anos e reúne mais de 100 países em cada edição. Esportes convencionais também estão no programa: tiro com arco, atletismo, badminton, basquete 3x3, vôlei de praia, boxe, dança, esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, orientação, rugby, natação, tênis de mesa, taekwondo e luta olímpica. Além do judô, o paralímpico conta com o atletismo e a natação. 

Lucas Castro - Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) 

Fotos: Arquivo/Fundesporte

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.