Governo de MS e CBV abrem Curso Nacional de Treinadores de Vôlei com recorde de participantes

Categoria: Cursos e Capacitações | Publicado: quarta-feira, julho 7, 2021 as 20:46 | Voltar

Campo Grande (MS) – Foi aberto oficialmente, na noite desta quarta-feira (7), o Curso Nacional de Treinadores de Voleibol – Nível I da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), trazido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio de sua Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), em parceria com a Federação de Voleibol do estado (FVMS).

A capacitação é voltada a profissionais de Educação Física sul-mato-grossenses e tem o objetivo central de qualificar técnicos para o trabalho de base. Ao todo, 120 pessoas se inscreveram, número recorde de participação entre todos os cursos nacionais já realizados, segundo a CBV.

“É um feito inédito. Nunca um curso tão grande foi ministrado pela Confederação. É um divisor de águas e, sem dúvidas, Mato Grosso do Sul será uma referência de agora em diante”, salienta o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

O número expressivo de cursistas inscritos também foi evidenciado pelo presidente da Comissão Nacional de Treinadores (Conat) e gestor de cursos da CBV, Carlos Antônio Rios, que confirmou o ineditismo. Ele esteve na solenidade de abertura ao lado da medalhista olímpica em Sydney-2000 e Atenas-2004 e atual diretora-executiva (CEO) da CBV, Adriana Behar. A mediação do encontro inaugural ficou por conta do diretor-executivo da Fundesporte, Silvio Lobo Filho.

O Curso Nacional tem formato híbrido. A programação teórica on-line teve início nesta quarta-feira (7) e segue até 18 de julho, totalizando 42 horas/aula. A parte prática presencial acontecerá de 23 a 25 de julho, em Campo Grande (MS), com local a ser definido, cumprindo rigidamente todos os protocolos de biossegurança contra a Covid-19.

Dentre os assuntos que serão abordados ao longo desses 18 dias, está a caracterização do voleibol como atividade física; fundamentos e habilidades motoras; planejamento de treinos; tática básica; preparação física; crescimento e desenvolvimento físico, motor, cognitivo e psicossocial; e planejamento para detecção, seleção e promoção de talentos.

Prof. Me. João Crisóstomo Bojikian introduziu o curso nesta quarta (7).

“Para ser um grande técnico, tem que ter trabalho forte de base e, por isso, estamos oferecendo esse curso de excelência para professores que trabalham no contexto escolar em Mato Grosso do Sul. Eles terão o conhecimento necessário para desenvolver alunos-atletas que podem despontar no futuro”, destaca o gerente da Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundesporte, Domingos Sávio da Costa.

O encontro on-line de abertura ainda teve a presença do presidente da Federação de Voleibol de Mato Grosso do Sul (FVMS) e conselheiro técnico da CBV, José Eduardo da Mota (“Madrugada”) e de técnicos de destaque do voleibol estadual, como Franciscarlos Ribeiro Bacciotti, que auxiliou na promoção e divulgação do Curso Nacional de Treinadores no estado.

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Fotos: Divulgação

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.