JEB’s 2022: Ana Sanches e Beatriz Sandim chegam à final do vôlei de praia pelo segundo ano consecutivo

  • Publicado em 06 nov 2022 • por Ivana Claudia Souza de Britto Dezen •

  • Rio de Janeiro (RJ) – Pelo segundo ano consecutivo, Ana Beatriz Sanches e Beatriz Sandim estão na final do vôlei de praia feminino, na Série Ouro, dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2022, no Rio de Janeiro (RJ). Assim como aconteceu na última edição, a dupla de Mato Grosso do Sul encara na decisão as anfitriãs. O basquete feminino também está na final e vai em busca do título na Série Bronze. A delegação sul-mato-grossense é organizada e coordenada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).

    Para chegar à final, Ana Bia e Bia precisaram bater, neste domingo (6), as catarinenses do Colégio Santa Rosa de Lima, por 2 sets a 0 (21×14 e 21×6). Agora, na briga pelo ouro, as beneficiárias do Bolsa Atleta, programa coordenado pela Fundesporte, enfrentam a dupla do Instituto Nossa Senhora da Piedade (RJ), às 14 horas (horário de MS), nesta segunda-feira (7). No ano passado, as sul-mato-grossenses da Escola Sesi, de Campo Grande, perderam a final e ficaram com a prata na Série Ouro (primeira divisão).

    Além da chance de “dar o troco” nas representantes cariocas, a dupla de Mato Grosso do Sul quer garantir vaga para vestir as cores do Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares, que está previsto para ocorrer no fim do ano, em Brasília (DF). Para a técnica Ana Rita Muniz, o entrosamento e a parceria dentro e fora de quadra faz a total diferença para Ana e Bia. “Muito gratificante poder vivenciar esse momento, poder estar com essas meninas que se conhecem e treinam juntas desde pequenas”, destaca.

    Entrosamento de longa data é segredo para o sucesso da dupla Ana e Bia (Fotos: Lucas Castro/Fundesporte)

    Segundo a treinadora, contemplada pelo programa Bolsa Técnico, da última edição dos JEB’s para cá, a dupla adquiriu maturidade e experiência. “Conseguimos encontrar nosso ponto de equilíbrio, uma entende mais a outra e elas sabem resolver os conflitos e ajustar a parte psicológica nas horas mais complicadas dos jogos. Nesta semifinal mesmo, foi perceptível o quanto elas estão unidas e prontas para viver esse momento [a conquista do ouro]”. Viemos para ganhar, sou grata por, hoje, ser uma espécie de terceira jogadora, passar força e ver o brilho nos olhos das meninas”, finaliza a técnica, que participa pela primeira vez de uma etapa nacional escolar.

    O basquetebol feminino de Mato Grosso do Sul também está na final. Nesta segunda (7), as meninas do Preve Objetivo, de Paranaíba, vão em busca do título na Série Bronze. Na semifinal, vitória sobre o Colégio Deoclécio Ferro (CE), por 21 a 3. A grande decisão colocará a equipe sul-mato-grossense frente à Escola Monteiro Lobato (AL), às 9h15 (horário de MS). Já os meninos da Escola de Educação Cativante disputarão a medalha de bronze contra o Colégio Salesiano Jataí (SC), pela Série Ouro. O time de Rio Brilhante perdeu a semifinal para o Colégio Amorim (SP), pelo placar de 72 a 38.

    Veja os demais resultados deste domingo (6):

    Futsal feminino: E.M. Adriano Pires (MS) 5 x 2 E.E. Justina Pires Nogueira (AM) – disputa de 5° a 8° lugar (Série Bronze)

    Futsal masculino: Colégio Oswaldo Tognini/Funlec (0) 4 x 4 (2) E.E. Nossa Senhora do Carmo (AM) – disputa de 5° a 8° lugar (Série Prata)

    Vôlei de praia masculino: Escola Sesi (MS) 2 x 1 E.E. do Havaí (MG) – disputa de 5° a 8° lugar (Série Prata)

    Confira todas as medalhas asseguradas por Mato Grosso do Sul até agora nos JEB’s 2022:

    23 medalhas: 8 ouros, 3 pratas e 12 bronzes

    OURO

    André Lucas Dodero (Colégio Bionatus – Campo Grande), no judô – meio-leve (-44 kg), na Série Ouro

    Henrique Sena (E.E. Blanche dos Santos Pereira – Campo Grande), no judô – pesado (+64 kg), na Série Ouro

    Kauã Katrink (E.E. Braz Sinigáglia – Batayporã), no karatê – estilo kumitê -63 kg, na Série Prata

    Mirella Souza (E.E. Presidente Vargas – Dourados), no judô – meio-médio (-53 kg), na Série Bronze

    Raynan Silva (E.E. Padre José Daniel – Vicentina), no karatê – estilo kumitê -52 kg, na Série Bronze

    Thomas Kobayashi (Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas), no karatê – estilo kumitê -45 kg, na Série Bronze

    Mariana Yassuda (Insty Colégio e Cursos – Campo Grande) e Jamilly Cortez (Colégio Adventista – Corumbá), no xadrez – disputa feminina por equipe, na Série Ouro

    Sami Hideo (Insty Colégio e Cursos – Campo Grande) e Arthur Neres (E.E. Prof. João Magiano Pinto – Três Lagoas), no xadrez – disputa masculina por equipe, na Série Bronze

    PRATA

    Antonio Salvaterra (E.E. Joelina de Almeida Xavier – Campo Grande), no judô – meio-médio (-53 kg), na Série Prata

    Ronisson Carvalho (E.E. Antônio João Ribeiro – Itaporã), no judô – médio (-60 kg), na Série Bronze

    Vitória Martini (E.E. Antonio João Ribeiro – Itaporã), no judô – meio-leve (-44 kg), na Série Ouro

    BRONZE

    Guilherme Canéppele (Escola General Osório – Campo Grande), no judô – leve -48 kg), na Série Ouro

    Isadora Pereira (E.E. Odete Ignez Resstel Villas Boas – Nioaque), no judô – meio-pesado (-64 kg), na Série Prata

    Jheferson Glaciel da Silva (E.E. Comandante Maurício Coutinho Dutra – Sonora), no taekwondo – categoria até 61 kg

    Kauã Yonaha (E.E. Coração de Maria – Campo Grande), no judô – ligeiro -40 kg), na Série Ouro

    Linda Correa (E.E. Prof. Silvio Oliveira dos Santos – Campo Grande), no judô – pesado (+64 kg), na Série Ouro

    Mariana Piveta (Escola Presbiteriana Erasmo Braga – Dourados), no judô – médio (-58 kg), na Série Ouro

    Nicolly Antunes (E.M. Plínio Mendes dos Santos – Campo Grande), no taekwondo – categoria até 59 kg

    Rafaela Rocha (E.E. Orcírio Thiago de Oliveira – Campo Grande), no judô – leve -48 kg, na Série Ouro

    Thayla Moesch (E.E. Presidente Vargas – Dourados), no karatê – estilo kumitê -42 kg, na Série Prata

    Thiago Santos (Colégio Elite/Exitus – Três Lagoas), no karatê – estilo kumitê +63 kg, na Série Bronze

    Thiago Soares (E.M. Major Aviador Y – Juca Pirama de Almeida – Campo Grande), no judô – meio-pesado (-64 kg), na Série Ouro

    Thomas Kobayasha (Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas), no karatê – estilo kata, na Série Ouro

    Texto e fotos: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

    Categorias :

    Jogos Escolares Brasileiros

    Veja Também