Campo Grande (MS) – A seleção de Campo Grande dominou a etapa do voleibol de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2023, conquistando o título nos gêneros feminino e masculino da primeira divisão. A competição escolar organizada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), teve fim no último fim semana, na capital, com a participação de mais de 800 estudantes-atletas de 41 municípios.
Foram 182 jogos no total, em oito locais da Cidade Morena. “Iniciamos mais um ano de Jogos Escolares com força total, oferecendo a melhor estrutura e aconchego aos atletas, técnicos, dirigentes, árbitros e demais envolvidos. Mais do que o espírito competitivo, com perdedor e ganhador, esse é um evento que marca toda uma geração, fica para sempre na memória de cada um que participou”, enfatiza o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges.
Para o secretário de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania, Marcelo Ferreira Miranda, os Jogos são a maior manifestação esportiva e cultural para atletas em idade escolar. “Hoje, os nossos Jogos Escolares são referência no país, com recorde de participação a cada ano e um retorno muito significativo à economia dos locais por onde são sediadas as etapas. Estamos conseguindo atingir muitos municípios e nossa meta é ampliar ainda mais a participação”.
Campo Grande assegurou o título nos dois gêneros, na primeira divisão do voleibol
Os 41 municípios participantes foram: Água Clara, Amambai, Angélica, Antônio João, Aquidauana, Aral Moreira, Batayporã, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Juti, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Paranhos, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rochedo, Sidrolândia, Sonora, Três Lagoas e Vicentina. Neste ano, as equipes de foram divididas em três divisões, tanto no masculino quanto no feminino.
As finais do voleibol aconteceram no sábado (29), com disputas eletrizantes ponto a ponto. Além da composição do pódio, os Jogos também definiram as quatro equipes de cada gênero que participarão da Copa dos Campeões, que será sediada em Corumbá, de 16 a 20 de maio. No feminino, os classificados foram: Campo Grande (1º da 1ª divisão), Ponta Porã (2º da 1ª), Bela Vista (3º da 1ª) e Dourados (1º da 2ª). Já no masculino, os que garantiram vaga foram: Campo Grande (1º da 1ª divisão), Ponta Porã (2º da 1ª), Três Lagoas (3º da 1ª) e Bonito (1º da 2ª).
A Copa dos Campeões definirá o representante de Mato Grosso do Sul na etapa nacional escolar, os Jogos da Juventude, que neste acontecerão em Ribeirão Preto (SP), de 1º a 16 de setembro. O técnico do município campeão terá o direito de formar a seleção sul-mato-grossense.
Confira a classificação final dos Jogos Escolares da Juventude de MS – 15 a 17 anos nas três divisões:
Voleibol feminino – 1ª divisão
1º Campo Grande
2º Ponta Porã
3º Bela Vista
Voleibol feminino – 2ª divisão
1º Dourados
2º Cassilândia
3º Aral Moreira
Voleibol feminino – 3ª divisão
1º Rio Brilhante
2º Batayporã
3º Vicentina
Voleibol masculino – 1ª divisão
1º Campo Grande
2º Ponta Porã
3º Três Lagoas
Voleibol masculino – 2ª divisão
1º Bonito
2º Dois Irmãos do Buriti
3º Sonora
Voleibol masculino – 3ª divisão
1º Dourados
2º Cassilândia
3º Maracaju
Todos os detalhes estão disponíveis no boletim final: Boletim 7 – JEJ 15-17 anos voleibol
Texto e fotos: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)