JOGOS ESCOLARES: Confira os resultados do badminton, ciclismo, ginástica rítmica, tênis de mesa e xadrez

Categoria: Geral, JEMS | Publicado: domingo, outubro 21, 2018 as 13:04 | Voltar

Nesse fim de semana (20 e 21.10) foram definidos os representantes dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul nas modalidades de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, tênis de mesa e xadrez.

As competições que aconteceram no interior do Estado e na Capital reuniram cerca de 38 delegações de várias regiões de Mato Grosso do Sul e mais de 600 pessoas envolvidas entre atletas, técnicos, equipe de arbitragem e organização do evento.

Badminton

As partidas de badminton foram realizadas nos três períodos de sábado (20) e na manhã de domingo (21), 74 atletas participaram das provas individuais e em dupla (feminino e masculino).

A equipe feminina da Capital garantiu a medalha de ouro dos Jogos Escolares, Rio Verde do MT conquistou a prata e Nioaque garantiu a medalha de bronze. O município de Três Lagoas foi campeão no masculino da modalidade, seguido por Campo Grande e Aquidauanense que conquistaram a segunda e a terceira posição no ranking, respectivamente. 

Segundo Marco Aguilera, presidente da Federação Escolar de Esporte de MS (FEEMS), o badminton começou a ter destaque no Brasil depois das Olimpíadas do Rio em 2016, em Mato Grosso do Sul a prática começou a se desenvolver através da parceria com a Fundesporte, que incluiu a modalidade no calendário dos jogos escolares.

“Esta parceria com a Fundesporte tem sido fundamental, em três anos o badminton expandiu consideravelmente, no início somente três cidades participavam das competições, hoje temos mais de 13 municípios competindo, ficamos muito contentes com esse crescimento, e essa proposta de trazer os jogos para o interior irá fomentar ainda mais a prática esportiva em todo o Estado”, disse Aguilera. 

E ainda ressaltou, “ O badminton chama a atenção por ser um esporte inclusivo, deficientes físicos, idosos, jovens com diferentes faixas de peso, até mesmo acima podem praticar”.

Ciclismo

As provas de ciclismo terminaram no sábado (20), sete municípios participaram das competições divididas por categorias.

As provas no ciclismo foram dos Jogos Escolares foram: contrarrelógio individual feminino – 500 m (masculino e feminino), provas por pontos 10 Km até 4 sprints (feminino), provas por pontos 15 Km até 6 sprints (masculino), estrada (em circuito) 20 m + 1 volta (feminino), estrada (em circuito) 35 m + 1 volta (masculino).

No JEMS feminino, quem levou o troféu para casa foi a cidade de Costa Rica com 34 pontos no ranking geral, Chapadão do Sul foi campeão no masculino com 30 pontos. 

Tênis de Mesa

No tênis de mesa, foram realizadas mais de 288 partidas, nos três períodos, 135 atletas participaram dos jogos. As partidas terminaram no domingo (21), foram realizadas as oitavas, quartas, semi e finais da fase de grupo do torneio individual dos JEMS e JOJUMS (masculino e feminino).

Na classificação por equipe, Campo Grande garantiu a medalha de ouro no feminino e masculino da modalidade. Fátima do Sul conquistou a prata e Iguatemi foi medalha de bronze, ambas no feminino. No masculino do JEMS, o segundo lugar foi para a equipe de Coxim e a equipe de Três Lagoas garantiu a terceira posição.

Nas Individuais do JEMS: O município de Campo Grande foi campeão e vice no  feminino, as meninas de Fátima do Sul conquistaram a medalha de bronze. Coxim conquistou a medalha de ouro no masculino, a prata foi para Dourados e Ponta Porã garantiu o terceiro lugar no pódio.

Ginástica Rítmica e Xadrez

As apresentações de ginástica rítmica e as rodadas de xadrez aconteceram na Capital, no Rádio Clube Campo e no Eco Hotel do Lago, respectivamente. Cerca de 160 competidores de várias regiões do MS participaram das competições de ginásticas e das rodadas de xadrez.

As provas de ginástica encerraram no sábado (20) e na classificação geral do JEMS, Campo Grande foi que obteve a melhor pontuação com 71,53 pontos, seguida por Dourados com 40,49 e Rio Verde com 17,70.

No xadrez, a fase classificatória aconteceu no sábado (20) e as finais no domingo (21), a equipe de Maracaju levou o título para casa, com maior número de vitórias, tanto no masculino como no feminino da modalidade. Os meninos de Campo Grande e de Fátima do Sul, garantiram o segundo e terceiro lugar no pódio e Dourados garantiu o segundo lugar e Naviraí a terceira posição no feminino.

Etapa Nacional

A próxima fase dos Jogos Escolares (JEJ) acontecerá em Natal, no Rio Grande do Norte, de 12 a 25 de novembro, as modalidades em disputa serão: Além das quatro coletivas, atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia (apenas na categoria 15 a 17 anos), xadrez e wrestling, completam a programação esportiva.

Vanessa Ayala – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.