Jogos Escolares da Juventude: Mato Grosso do Sul leva mais duas pratas no judô

Categoria: Geral | Publicado: sábado, setembro 5, 2015 as 23:43 | Voltar

Mato Grosso do Sul leva mais duas pratas no judô

Os judocas Lorraine dos Santos Batista e Guilherme Luis de Souza Silva, da categoria até 40kg, conquistaram medalhas de prata, na tarde deste sábado, nos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza.

Veterana na competição, Lorraine, da Escola Estadual Luisa Vidal Borges Daniel, de Campo Grande, alcançou seu segundo pódio. Com técnica e força, ela foi derrotando cada uma das adversárias até a disputa do título contra a judoca de São Paulo. A atleta de Mato Grosso do Sul dominou a luta, atacando bastante e neutralizando os golpes da paulista. Apesar de ter derrubado a adversárias várias vezes, não conseguiu marcar pontos e acabou perdendo a luta no golden score.

"Foi por pouco. Todo mundo me deu parabéns pela luta. Muita gente me disse que eu fui melhor e merecia ter vencido", disse Lorraine. O técnico concorda. "Ela lutou muito bem, atacou bastante. Tinha tudo para ganhar, foi num detalhe", avaliou Marcelo Matos.

A final masculina foi mais polêmica. Guilherme projetou o adversário, pontuando com um yuko, mas em seguida o árbitro voltou atrás na marcação. A decisão, aliada a uma punição dada ao judoca sul-mato-grossense, passou a medalha de ouro para as mãos do atleta do Rio de Janeiro.  O garoto que é de Água Clara estuda na Escola Municipal Marcia Fioratti Javares, estreou nos jogos este ano e garantiu sua primeira medalha.

Com o resultado, o judô de Mato Grosso do Sul encerra sua participação na competição individual com cinco medalhas: uma de ouro e quatro de prata. Neste domingo, a disputa é por equipes.

 

Atleta de Campo Grande quebra recorde e fica com o ouro no salto em distância

Hellen Martins Messias, da Escola Municipal Professor José de Souza, de Campo Grande, é a campeã do salto em distância dos Jogos Escolares da Juventude. Ela quebrou o recorde da competição nos dois dias de prova.

Na sexta, Hellen atingiu 5m45cm já no primeiro salto, superando a melhor marca da competição. Na final, disputada neste sábado (5), ela voltou a saltar bem. Quebrou seu próprio recorde e ficou com o ouro ao atingir 5,49m, superando a segunda colocada em 20cm. No ano passado a sul-mato-grossense tinha ficado em quinto.

"Ela está treinando forte há quatro meses e esperávamos que a Hellen trouxesse uma medalha. Eu estava confiante no ouro, mas a expectativa era um salto de 5,20m. Ela superou e muito. Foi uma surpresa muito boa", comentou o técnico Celso Ferreira Arantes. Segundo ele, a melhor prova de Hellen é o salto em altura que ela disputa neste domingo (6). "Pelo menos era a melhor, né? Espero que amanhã ela ganhe outra medalha", completou.

Com o ouro de Hellen, o Estado soma duas medalhas no atletismo: um ouro e uma prata. Mato Grosso do Sul ainda tem a chance de conquistar outros pódios. Participa das finais do salto em altura, arremesso de peso, lançamento de disco e nos revezamentos masculino e feminino.

 

Natação conquista uma prata e um bronze

Luis Henrique Melo Ferreira e Caio Fernando Leite França ganharam as primeiras medalhas para Mato Grosso do Sul na natação dos Jogos Escolares da Juventude. Luis foi prata nos 50m peito e Caio bronze nos 400m livres. Os dois melhoraram seus recordes pessoais e garantiram lugar no pódio.

Nadador do Colégio Nova Geração, de Campo Grande, Luis fez uma excelente prova. Apesar de ter uma envergadura menor, nadou lado a lado do campeão, chegando menos de meio segundo atrás. Cravou 32", contra 31"610 do paulista. "Foi uma excelente prova. Ele nadou muito bem e perdeu por muito pouco. Foi muito equilibrado. O Luis está de parabéns", disse a técnica Ana Clara.

A outra medalha foi conquistada por Caio, aluno da Escola General Osório de Campo Grande. Numa prova de superação, o nadador se empenhou bastante. Concentrado, conseguiu a marca de 4'22"21 e o bronze. "O Caio se superou. Fez uma prova correta e, focado conquistou uma importante medalha para o Estado", avaliou a técnica.

A equipe de natação dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul volta às piscinas neste domingo (6) para o último dia de competições.

 

Atleta da luta olímpica garante segundo bronze para MS nos Jogos Escolares

Fernando Martins Carmo Valdez, da Escola Estadual João Ponce de Arruda, de Ribas do Rio Pardo, é bronze na categoria pesado (66 a 73kg) dos Jogos Escolares da Juventude. Ele garantiu a medalha ao vencer o garoto do Pará, por encostamento (manter as costas do adversário no chão por três segundos).

O garoto participa da competição pela segunda vez, experiência que o ajudou a atingir o bom resultado. "O ano passado não peguei medalha, então treinei bastante para conseguir agora. Estou animado, vou continuar lutando e ter a chance do ouro, no ano que vem, na outra categoria, de 15 a 17 anos", explicou Fernando.

Técnico do atleta, Rodrigo Sanabria disse já esperar a medalha de Fernando. "Nós já prevíamos o pódio por causa do trabalho e da dedicação do atleta. Ele fez uma ótima competição e tinha condições de ficar com a medalha de ouro".

Com o resultado, a equipe de luta olímpica encerra sua participação nos Jogos com dois bronzes, um no masculino e um no feminino.

Texto: Aline Morais

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.