Dourados (MS) – Representantes das 48 equipes dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (Jojums), etapa futsal, participaram da abertura, na noite desta sexta-feira (10) no Ginásio Municipal de Dourados.
A solenidade incluiu apresentação circense, além do tradicional desfile das delegações e juramento dos atletas. A jogadora de futsal da Escola Presidente Vargas de Dourados, Amanda Santana conduziu a tocha olímpica e acendeu a chama dos jogos. O juramento foi conduzido pela colega de equipe Isabele Silva. As duas são as principais armas do time para reconquistar o título feminino. “Nosso time está melhor, estamos treinando muito e vamos jogar para ganhar. Tenho certeza de que vamos representar bem Dourados”, disse Amanda.
As atuais campeãs querem repetir o resultado de 2015 e impedir as douradenses de triunfarem em casa. “Nossa expectativa é o título. Não vai ser fácil, mas nossa equipe está bem preparada”, afirmou Emanuelle de Campo Grande.
No masculino, o time de Sonora, campeão do ano passado, também está confiante. “A expectativa é de ser campeão e pegar mais experiência. Temos que jogar com raça, mostrar a mesma habilidade do time do ano passado para tentar ficar como título”, disse o estreante Vitor Nogueira que faz parte da renovada equipe de Sonora. “Nós queremos levar o título de novo. Para isso vamos ter que trabalhar muito em equipe”, completou o colega Ruan.
Os outros times estão prontos para impedir o triunfo do atual campeão. “Sabemos que Sonora tem um bom time, mas nós também estamos preparados. Nossa equipe está boa e vamos jogar com raça e com vontade para sermos campeões”, disse Jeferson de São Gabriel D’Oeste. A equipe de Costa Rica também espera melhorar o quarto lugar de 2015. “Precisamos trabalhar nossas jogadas, acertar as finalizações, marcar nossos gols e atingir nosso objetivo de chegar na final e ser campeão”, disse Johny Maurício que disputa os Jojums pela primeira vez
A expectativa da organização é de jogos ainda melhores que no ano passado. “Temos atletas que estão disputando os Jojums pela terceira vez, como é o caso dos times femininos de Campo Grande e Dourados. Os times masculinos de Corumbá e Costa Rica também estão fortes, com jogadores de 17 anos. São muitos atletas com experiência e, este ano o nível, deve ser bem elevado.Em relação ao nacional, acredito que Mato Grosso do Sul deva ir melhor ainda que em 2015”, avaliou o diretor-geral dos Jojums, Paulo Mansano.
O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, destacou a dedicação das equipes na preparação para os jogos. “Nossa expectativa para os jogos que são seletiva para a competição nacional é muito grande. O nivel das partidas deve ser alto porque vemos a preocupação das escolas de prepararem suas equipes. Tenho certeza que daqui sairão grandes atletas, com condições de representar bem Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares da Juventude nacionais”.
Dourados que sediou a etapa basquete, handebol e vôlei dos Jojums, em 2015, volta a receber os jogos. “Novamente sediando e dessa vez com um esporte de grande apelo em Dourados que é o futsal. Temos grandes equipes, atletas de renome internacional. Essa semana que vamos viver o futsal estudantil, esperamos grande público, boas partidas” disse o diretor-presidente da Fundação Municipal de Dourados, José Coca do Nascimento que ainda destacou a importância de se colocar os atletas em hoteis.
Desde o ano passado, o Governo do Estado, por meio da Fundesporte, está alojando os participantes dos jogos estudantis (escolares, da juventude e paralimpíadas) em hoteis. A ideia é proporcionar as melhores condições possíveis para que os atletas se preocupem apenas em jogar. “A ação é louvável. O Governo do Estado e a Fundesporte estão de parabéns. Especialmente aqui em Dourados que está muito frio e tem até previsão de temperatura negativa, é fundamental que os atletas estejam em hoteis, caso contrário, os alojamentos poderiam inviabilizar a competição”, disse Coca.
“Os nossos atletas merecem o melhor. Queremos que essa experiência que é única na vida desses adolescentes fique marcada. Oferecer hospedagem e alimentação de qualidade e dar a melhor infraestrutura possível são compromissos da Fundesporte”, completou Marcelo.
As partidas começam na manhã deste sábado. Para as meninas a final será na noite de 16 de junho. Para os garotos, dia 17 pela manhã. Os vencedores representam Mato Grosso do Sul na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude , etapa 15 a 17 anos, no mês de novembro, em João Pessoa (PB).