Jojums Individuais: Fundesporte insere Basquete 3×3 na competição

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, outubro 16, 2017 as 11:43 | Voltar

Campo Grande (MS) - A Fundesporte inovou nos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums) e inseriu o basquete 3x3 na competição deste ano. Vinte equipes participaram da estreia da modalidade que passa a integrar os escolares do Estado. Os jogos foram disputados no Círculo Militar e no Centro Municipal de Treinamento de Campo Grande, entre os dias 7 e 8 de outubro.

"Nossa intenção é estimular a prática do basquete nas escolas, dar mais uma opção de esporte e treinamento para os professores de Educação Física. O basquete 3x3 é uma modalidade olímpica que demanda poucos recursos para ser praticada e pode ser inserida no ambiente escolar", justificou o gerente- geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas (Gedel) da Fundesporte, professor Paulo Ricardo Nuñez.

A iniciativa foi bem recebida pelos praticantes do basquete que passaram a ter mais uma opção de prática esportiva. "É um esporte bastante diferente do basquete 5x5. É interessante porque são necessários menos atletas para formar um time o que já permite o início do trabalho e pode estimular mais alunos a quererem praticar. Também é uma oportunidade de premiarmos nossos alunos mais dedicados do 5x5 que podem disputar duas modalidades nos escolares", disse a técnica Michelle de Dourados que fez uma preparação específica para a disputa do 3x3.

A estratégia deu resultado. Os trios comandados pela professora chegaram às finais. No masculino, os garotos da Escola Anglo de Dourados foram os melhores de 14 times. Eles venceram Água Clara, na semifinal por 18x14 e bateram Maracaju na final por 15x14. O terceiro ficou com Ponta Porã.

No feminino, o título foi da Escola Dom Aquino de Três Lagoas que venceu o Anglo de Dourados por 13x7. O bronze ficou com a Escola Fátima Gaioto de Nova Andradina, vencedora do basquete 5x5.  Seis equipes estiveram na disputa.

Os Jojums são promovidos pela Fundesporte e incluem 15 modalidades divididas em três etapas: basquete e vôlei; futsal e handebol; e individuais com: atletismo, badminton, basquete 3x3, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa e xadrez. O basquete 3x3 não faz parte da programação nacional e, portanto, não é classificatório para os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) - etapa 15 a 1 7 anos. As demais são seletivas para o brasileiro escolar

Confira os resultados:

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.