Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais, através do Núcleo de Arte e Cultura (NUAC), realizou, nesta terça feira (25.06), no Centro de Formação e Pesquisa Professora Mariluce Bittar, o 1º Encontro Estadual de Regentes e Maestros de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, o evento que teve apoio da Fundesporte contou com a participação de representantes de todo Estado.
Os regentes e maestros de MS iniciaram a formação com apresentação cultural do Quinteto de Jazz da SECTUR, na sequência tiveram oficina intitulada “Caminhos do Som na Percussão”, ministrado pelo músico, Sidilan Oliveira do naipe de percussão da Banda Municipal de Campo Grande.
Na programação do período da tarde aconteceu a Palestra intitulada “Considerações sobre Metodologia e Planejamento do Ensino em Bandas Escolares”, ministrada pelo Prof. Me. em Música Jackes Douglas. O musicista abordou temas metológicos e apresentou sua experiência como professor na escola, levantamento as necessidades, apontando pontos relevantes no processo de musicalização dos integrantes, baseado nos fundamentos técnicos dos instrumentos de metais, finalizando o dia de capacitação com a palestra ministrada pelo regente Prof. Dr. Jorge Augusto Mendes Geraldo. A palestra teve enfoque sobre “Aspectos Técnicos do Gestual Básico de Regência”, com proposta de revisar os conceitos básicos da formação e melhor a eficiência da atividade corporal do regente.
O presidente da Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul, Antonio Marcos Bezerra, mencionou que o encontro era um sonho antigo da instituição e a parceria foi salutar, agora que estamos aqui iremos prosseguir até o objetivo final e construir outras ramificações, para que possamos, cada vez mais, galgar espaços e qualificações para os regentes e maestros de bandas e fanfarras de nosso Estado”, conclui.
“O trabalho em equipe é mais rico, eficaz e forte, capaz de alcançar as metas mais difíceis, sozinhos vencemos às vezes, mas em equipe podemos ganhar constantemente, ao unir várias formas de pensar para um só objetivo, grandes vitórias são alcançadas”, enfatizou Juari Lopes Pinto, Superintendente de Administração das Regionais (SUARE).
Fábio Germano da Silva, responsável pelo NUAC, falou sobre a importância das parcerias para realização dos eventos no MS. “Nós contamos com muitos parceiros que dão forma e corpo aos eventos, isso facilita e torna dinâmico o nosso trabalho, ninguém faz nada sozinho e pra fazer um evento de qualidade, com diversas temáticas é fundamental essa pluralidade com apoio de diversas áreas, como a Fundesporte que vem nos apoiando a muito tempo e outras entidades governamentais e privadas, estamos muito felizes com este encontro de profissionais da música, temos certeza que voltaram para suas casas satisfeitos com o resultado e esperamos realizar outras atividades atendendo da melhor forma possível os participantes e alunos”, finalizou.
O evento foi realizado pelo Núcleo de Arte e Cultura (SED) em parceria da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (FUNDESPORTE), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação de Bandas e Fanfarras de Mato Grosso do Sul (FEBAFAMS), Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), por intermédio do Departamento de Arte e Cultura (DEAC), Secretaria de Cultura e Turismo de Campo Grande (Sectur) e Harmonia Instrumentos Musicais.