Projeto Escolar MS Pedalando para o Futuro

Responsável: Prof. Dr. Paulo Ricardo Martins Nunez
Coordenador MS Esporte Escolar: Prof. Dr. Silvio Lobo Filho

INTRODUÇÃO

Muitos atletas que hoje representam o Brasil nas competições internacionais foram revelados pelas categorias de base nas escolas brasileiras. Por esse motivo o ciclismo busca estar dentro dos projetos escolares, servindo de ferramenta de massificação da modalidade e de ascensão esportiva.

Esse projeto faz parte do Programa MS de Desporto Escolar da SED/Fundesporte

PROPOSTA

• POSSIBILITAR o acesso de crianças e adolescentes estudantes á prática do ciclismo de maneira sistematizada e continuada, como instrumento educacional levando a disseminação de valores do esporte, como, respeito ás normas, respeito ao outro, trabalho em equipe, superação e comprometimento.
  • INCENTIVAR a prática do ciclismo como ferramenta de inclusão social – de modo que crianças e adolescentes envolvidos nestas ações de fomento sejam agentes transformadoras de suas realidades, com autonomia de ação e pensamento.
  • Através do ciclismo DETECTAR, DESENVOLVER E FORMAR novos talentos esportivos.

EIXOS DO PROJETO

O primeiro eixo do projeto é o ciclismo escolar, focado na detecção e iniciação esportiva escolar;

O segundo é o ciclismo de lazer, que tem o objetivo de despertar o gosto pelo ciclismo e fomentar o uso da bicicleta para atividades recreativas, como também promoção de  atividades educativas com formato recreativo e orientações de trânsito;

O último eixo é ciclismo de rendimento que tem foco no desenvolvimento de atletas, na formação de equipes e na realização de competições.

OBJETIVO GERAL

Implantação do PROJETO ESCOLAR MS PEDALANDO PARA  FUTURO, na EE Thereza de Noronha, utilizando o ciclismo como instrumento de transformação social, oferecendo um programa esportivo gratuito focado em uma comunidade de vulnerabilidade social, o que é, sem dúvida, um caminho para reduzir e prevenir a violência, a dependência química, a marginalidade e outros desvios sociais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• DETECTAR para ciclismo jovens de talento esportivo promissor e dar condições de evolução técnica, tornando mais viável sua ascensão esportiva;
  • PROMOVER palestras aos atletas e pais de atletas sobre assuntos relacionados à educação e promoção da saúde plena do atleta;
  • ESTIMULAR nos participantes o comprometimento com a escola e com as tarefas escolares;
  • INCENTIVAR os participantes para uma organização equilibrada das atividades escolares e esportivas;
  • ACOMPANHAR por meio de “boletins”, os resultados escolares;
  • PARTICIPAR em campeonatos municipais, regionais e nacionais;
  • ESTIMULAR  a formação de atletas escolares para ciclismo;
  • DESENVOLVER as habilidades psicossoais necessárias ao desenvolvimento do ser humano.
  • DISPONIBILIZAR ambiente esportivo onde coexistam a função educativa e participativa

META

META CURTO PRAZO: Implantar o projeto com maior número possível de crianças e adolescentes;

META MÉDIO PRAZO: Revelar e identificar novos talentos no ciclismo;

META LONGO PRAZO: Promover a detecção, formação e desenvolvimento esportivo escolar dos alunos da Escola Thereza De Noronha e região para o ciclismo.

PÚBLICO ALVO

Crianças e Adolescentes na faixa etária entre 10 anos a 15 anos, de ambos os gêneros.

VISÃO

SER uma referência na formação e desenvolvimento de atletas de ciclismo no estado de MS.

MISSÃO

FOMENTAR  a prática do ciclismo, desenvolvendo-o como forma de lazer, transformação social e competição nas categorias de base, sendo uma ferramenta potente e eficaz contra o ócio e as moléstias sociais, valorizando as capacidades físicas, técnicas, intelectuais, sociais e afetivas inerentes a faixa etária do grupo.

PRINCÍPIOS

ESTIMULAR os princípios da : cidadania, respeito, ética, companheirismo, solidariedade, comprometimento, educação, cidadania, empreendorismo, preservação ambiental, entre outros.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES

• Elaboração, apresentação da Projeto;
  • Preparação das dependências da escola para a execução do  projeto;
  • Contratação de RH para executar o projeto;
  • Divulgação através de mídia espontânea;
  • Inscrição dos participantes, utilizando formulário próprio;
  • Inicio das atividades planejadas.

ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO

ESTRUTURA: o projeto será desenvolvido na pista de MTB da Escola Estadual Fernando de Noronha, localizado no Bairro Parque do Lajeado.

FUNCIONAMENTO: As aulas serão as quartas feiras das 15:30 as 17:30 e aos sábados das 8:00 as 11:00 horas. Todos ao participantes deverão passar por uma avaliação física antes de iniciar do projeto. Todos participantes deverão apresentar uma autorização dos responsáveis para participar do projeto.

METODOLOGIA

O projeto utiliza-se de uma metodologia ativa, onde a diversão e o fio condutor da aprendizagem do ciclismo. Os alunos tem a possibilidade de aprender brincando com a bicicleta, superando suas limitações e seus medos, baseado na transferência  de aprendizagem, que ocorre quando a prática de uma tarefa contribui para a capacidade de resposta em outra.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O projeto será avaliado das seguintes formas:

• Ficha de inscrição e anamnese de cada aluno do projeto;
  • Número de alunos em atividade permanentes com periodicidade mensal;
  • Número de eventos e de participações em atividades eventuais com periodicidade semestral;
  • Avaliação atitudinal do aluno a cada bimestre;
  • Avaliar a percepção de satisfação dos responsáveis pelos alunos;
  • Reuniões bimestrais com equipe e trabalho, pais e/ou responsáveis.
  • Serão gerados relatórios mensais, semestrais e anuais de controle do processo.

RESPONSÁVEIS

Diretor da Escola: Prof. Vitor Guilherme –

Contato: 67–992971836

Coordenador Geral/Professor: Paulo Ricardo Martins Nunez – Contato: 67-992337748