Paulo Henrique de Andrade dos Reis, da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves, de Dourados, voltou ao pódio das Paralimpíadas Escolares. Depois do bronze conquistado ontem, no arremesso de peso, Paulo ficou com o ouro no salto em distância, classe T13, uma das provas mais difíceis dos jogos.
Na classe de Paulo, competem 10 atletas, quase o dobro de grande parte das provas. O garoto que tem três paralimpíadas no currículo, além desta, conquistou sua quarta medalha: a segunda de ouro. Em sua prova mais forte dos Jogos, o atleta saltou 5,63m e deixou todos os adversários para trás. Com a marca, o sul-mato-grossense estabeleceu o novo recorde escolar da prova, superando a distância anterior em 78cm.
Paulo treina desde 2011. O ritmo é forte. São cinco dias por semana de preparação comandada pelo técnico Antonio Pietramalli, no estádio Douradão. Pela primeira vez ele irá participar da corrida de 100m. A ansiedade é grande. “A prova que eu mais gosto no atletismo é a dos 100m. Como sempre fui pequeno e magro, não conseguia competir. Este ano eu me preparei e vou poder diputar. Vai ser uma disputa boa. Espero conseguir a medalha de ouro”, disse o atleta que quer se despedir das Paralimpíadas em grande estilo. Paulo já tem 17 anos e não poderá mais participar dos jogos.
O futuro do garoto no atletismo porém, está garantido. Ele já compete entre os adultos e é o líder do ranking brasileiro de salto em altura.