Campo Grande (MS) – O último dia de competição na natação dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums) marcou a volta de um campeão. Igor Pazini, ouro em 2015, conquistou o bi e deve retornar à etapa nacional. Na manhã deste sábado, na piscina do Rádio Clube Cidade, os nadadores disputaram as últimas 12 provas para ficar com o título e tentar lugar entre os atletas que irão para os Jogos Escolares da Juventude.
Para participar da etapa nacional, os nadadores precisam preencher requisitos técnicos que incluem índice e avaliação de desempenho. Apenas os mais bem preparados para enfrentar os melhores atletas escolares brasileiros, com idade entre 15 e 17 anos, são selecionados.
Igor, da Capital, foi ouro no revezamento 4×50 medley, nos 50m e nos 100m peito e está animado com a possibilidade de representar o Estado novamente. “Minha expectativa é muito melhor que no ano passado. Não peguei final, dei bobeira, mas agora treinei bastante e vou continuar para ir melhor e quem sabe trazer uma medalha para MS”, disse o garoto.
No feminino, um dos destaque é Ana Carolina Oliveira, de Maracaju. “Eu gostei muito. Vou fazer uma preparação especial para diminuir meu tempo e tentar ir bem no nacional”, disse a garota que atingiu o índice e espera ser uma das convocadas.
No primeiro dia, o desempenho do estreante nos Jojums, Robson Costa Lima, de Campo Grande, chamou atenção. O nadador venceu os 50m livres, terminou em segundo nos 50m costas e participou das equipes campeãs nos revezamentos 4x50m livres e 4x50m medley. As quatro medalhas dão boas chances para o garoto estar entre os selecionados. “É muita felicidade. É minha primeira vez nessa categoria e já consegui índices. Agora é treinar mais para baixar meus tempos”, contou orgulhoso.
Os vencedores dos Jojums de natação, por equipes, foram: Campo Grande, Maracaju e São Gabriel do Oeste, no feminino; e Campo Grande, Maracaju e Chapadão do Sul, no masculino.
A etapa individual dos Jojums continua no próximo fim de semana, na Capital, com as disputas no atletismo, cilcismo, judô, luta olímpica, ginástica rítmica, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.