Alunos-atletas do Prodesc/Fundesporte participam de torneios de xadrez on-line da região Norte

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, abril 30, 2021 as 11:55 | Voltar

Campo Grande (MS) – Alunos-atletas integrantes do Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) – Treinamento Desportivo vão participar, como convidados, de dois torneios de xadrez on-line da região Norte: Copa Rondônia e Copa Norte, ambos promovidos neste mês de maio pela Federação Rondoniense de Xadrez Escolar (FRXE).

A Copa Rondônia de Xadrez Escolar, que está na segunda edição, começa no domingo (2), às 9h30, com disputas nas categorias sub-8; sub-10; sub-12; sub-14; sub-17 e adulto. Nas mesmas classes etárias, a Copa Norte vai acontecer no dia 26 de maio. De acordo com o regulamento das competições, o sistema de jogo será o Blitz, individual, 3+1 (3 minutos + 1 segundo de acréscimo), com partidas na plataforma LiChess.org.

A participação das escolas de Mato Grosso do Sul é uma forma de interação, por meio do xadrez virtual, com alunos-atletas e profissionais de outra região do país em tempos de isolamento social como prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19), além de promover o espírito competitivo saudável.

Atualmente, o Prodesc oferece treinamento em xadrez em escolas estaduais dos municípios de 21 municípios: Anastácio, Antônio João, Aquidauana, Caarapó, Campo Grande, Cassilândia, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas. A modalidade é supervisionada pelos técnicos desportivos Marcelo Simões e Ronan Dias.

O Prodesc

O Prodesc é desenvolvido pela Fundesporte em parceria com o Núcleo de Esportes (Nesp) da SED e objetiva incentivar a prática esportiva relacionada aos aspectos educacionais e à preparação para a vida em sociedade. O treinamento desportivo em diversas modalidades, coletivas e individuais, é realizado no contraturno das aulas da Rede Estadual de Ensino (REE), atendendo também Uneis, comunidades indígenas e quilombolas.

A finalidade também é identificar potenciais talentos esportivos entre os alunos-atletas. Em 2021, mais de 890 projetos foram aprovados e vão atender instituições de ensino de 62 municípios do estado. Além do Programa Especial de Esporte e Lazer Inclusivo, o Prodesc possui outros projetos vinculados: “Projeto Bom de Bola, Bom na Escola”; Programa Forças do Esporte (Profesp), das Forças Armadas; e Projeto MS Campeões – Treinamento Desportivo.

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Foto de destaque: Divulgação

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.