COB anuncia mudança de data dos Jogos da Juventude 2021

Categoria: Jogos da Juventude | Publicado: sexta-feira, junho 18, 2021 as 15:55 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Comitê Olímpico do Brasil (COB) informou, por meio de nota oficial nesta quinta-feira (17), mudança no calendário dos Jogos da Juventude 2021. A alteração ocorre em razão das datas recentemente divulgadas para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No entanto, Aracaju (SE) permanece como cidade-sede.

Direcionada a atletas de até 17 anos (sub-18), a competição nacional, anteriormente agendada para novembro, agora será realizada de 1º a 15 de dezembro. Com o slogan “Desenvolvendo campeões”, o evento esportivo-escolar reunirá cerca de quatro mil jovens de todas as unidades federativas do país.

Uma das principais mudanças no formato da competição a partir de 2021 é o protagonismo dos estados para definirem suas seleções nas modalidades coletivas. Isto é, a delegação estadual poderá ser composta por atletas representantes de várias instituições de ensino públicas e/ou privadas. Até o ano passado, as equipes eram formadas por alunos de uma única escola. Para disputar os Jogos da Juventude, o aluno tem que estar vinculado a uma instituição de ensino.

Os Jogos da Juventude ampliarão ainda mais as ações de fortalecimento de pilares como cidadania e sustentabilidade, conciliando a formação esportiva, individual e cidadã dos jovens atletas com o incentivo às práticas sustentáveis. O Centro de Convivência, ponto de encontro dos participantes do evento, está mantido com ainda mais atividades socioeducativas e culturais.

Mesmo diante do cenário de incerteza por conta da pandemia da Covid-19, a fase estadual, os Jogos Escolares da Juventude de MS – 15 a 17 anos, organizada pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), está mantida e prevista para acontecer em setembro e outubro, conforme o calendário esportivo estadual. As datas podem ser modificadas.

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com informações do COB

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.