Com meta lixo zero, Bonito 21K realiza sua 8ª edição neste fim de semana

Categoria: Corridas de rua | Publicado: sexta-feira, dezembro 2, 2022 as 09:30 | Voltar

Será realizada neste fim de semana, de 2 a 4 de dezembro, a oitava edição da meia maratona Bonito 21K, que promete, além de reunir cerca de dois mil atletas de todo o Brasil para correr e pedalar em meio às belezas naturais da cidade, eleita diversas vezes o melhor destino de ecoturismo do país, ser o primeiro evento lixo zero de Bonito. O evento começa nesta sexta-feira (2) e vai até domingo (4), com apoio do Governo do Estado e da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

“Este ano teremos um novo grande desafio para a Bonito 21K. Firmamos o compromisso de ser o primeiro evento lixo zero da cidade, por meio de uma parceria com a startup Ciclo Azul, e vamos começar os trabalhos já nesta edição”, afirma Kassilene Cardadeiro, organizadora da prova. Serão distribuídos mais de R$ 11 mil em dinheiro em premiações para os vencedores da meia maratona nas categorias feminina e masculina, e haverá troféus para os vencedores das categorias por idade.

Para o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, a Bonito 21K já é um marco para o esporte de Mato Grosso do Sul. “A Bonito 21K a cada ano se sobressai e traz novidades aos participantes. O evento, no paraíso ecoturístico que é Bonito, já se tornou uma referência no final de cada ano para os amantes do esporte. Temos o prazer de receber participantes de diversas regiões do país, que trazem também seus familiares e ajudam a fomentar a economia local”.

Prova de ciclismo começou em 2020 e cresce a cada ano

Nesta edição haverá uma bonificação inédita: caso o recorde da prova seja batido, o primeiro colocado terá uma premiação extra de 50% sobre o prêmio do primeiro lugar. Criada em 2015, a prova investe também em certificações que dão mais segurança aos participantes. A meia maratona é oficializada junto à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), marca que garante aos atletas a aferição e a medição do percurso e a presença de arbitragem especializada para conferência de resultados. Já a prova de ciclismo é arbitrada pela Federação de Mato Grosso do Sul de Ciclismo (FMSC).

O corredor Sergio Rocha, responsável pelo canal especializado Corrida no Ar, que conta com mais de 300 mil inscritos, vai participar da Bonito 21K pela terceira vez. “Eu adoro a cidade, sempre me recebeu de braços abertos. Corro há 23 anos e trabalho com corrida há cerca de 15 anos, e o que mais me chamou atenção na Bonito 21K é o fato de ser uma prova de destino, em uma cidade turística, com passeios sensacionais. Fiquei impressionado também com a qualidade da organização, e a estrutura tem melhorado ano a ano”, detalha o especialista, que vem de Jundiaí (SP). “A expectativa é muito boa mais uma vez, esperamos entregar uma prova ainda melhor do que ano passado e proporcionar uma experiência incrível para todos os participantes”, completa o diretor técnico da prova, André Milani.

Evento lixo zero

Em 2022, o mais novo desafio da Bonito 21K é ser o primeiro evento lixo zero de Bonito, e isso por meio de uma parceria com a startup Ciclo Azul. Haverá vários pontos de recolhimento de lixo durante o percurso, e tudo que for recolhido será tratado e destinado de maneira correta. “A Ciclo Azul vai estar cuidando de todo o trajeto que os atletas vão percorrer. O objetivo é criar um evento com uma pegada ecológica, com um cuidado a mais com esse destino e com um olhar atento para a questão dos resíduos sólidos, que é um problema ambiental grave e que precisa da nossa atenção”, explica Lívia Medeiros, diretora-executiva da Ciclo Azul. “Os atletas podem ficar tranquilos sabendo que vão curtir o evento com uma consciência limpa, de ter deixado nosso atrativo turístico melhor do que quando eles chegaram”, completa.

Bonito 21k também conta com prova para crianças

Outro aspecto com o qual a Bonito 21K sempre se preocupa é o social. Após parcerias de sucesso em edições anteriores com o Instituto Visão de Vida e com a Associação Desportiva Atletas de Cristo (Adac), que é realizadora da prova, com a doação de inscrições e de material esportivo, neste ano, o evento firmou parceria com o Instituto Família Legal, uma organização não governamental criada em 2007 que atende crianças e adolescentes em situação de risco social na área urbana do município de Bonito, disponibilizando inscrições para os atendidos pelo projeto.

Sobre a Bonito 21K

A Bonito 21K é realizada no asfalto e tem, além da meia maratona que carrega no nome, percursos de cinco e 10 quilômetros, e prova kids, especial para crianças de três a 14 anos. A categoria de ciclismo conta com percursos de 53 e 121 km. O credenciamento e a feira com expositores começam nesta sexta-feira (2). As provas de corrida acontecem neste sábado (3), com largada às 16h30, e as de ciclismo no domingo (4), com início às 7h.

Serviço

A 8ª edição da Bonito 21K será realizada neste fim de semana, entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Bonito – MS. A realização é da ADAC – Associação Desportiva Atletas de Cristo e a organização é da H2O Ecoturismo. Patrocínio: Ambiental MS Pantanal. Apoio: Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Semagro, Fundesporte, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Sectur e Prefeitura de Bonito. Mais informações pelo site: www.bonito21k.com.br e pelo Instagram @bonito21k.

Lucas Castro – Fundesporte, com informações da assessoria de imprensa da Bonito 21K

Fotos: Valter Patrial

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.