Criador da competição, Reinaldo Azambuja destaca importância da Copa Assomasul para a integração dos municípios

Categoria: Campeonatos | Publicado: sábado, abril 9, 2022 as 13:51 | Voltar

Dentro da política de incentivo à prática esportiva, o governador Reinaldo Azambuja prestigiou neste sábado (9), no Estádio Municipal de Aquidauana, a primeira edição da Copa dos Campeões da Assomasul, de futebol amador. Na noite anterior (8), ele já havia participado de um jantar em comemoração ao evento, no Lions Club daquele município.

Reinaldo Azambuja lembrou que criou a Copa Assomasul quando foi presidente da entidade, em 2001. "Eu era prefeito de Maracaju e a gente criou essa competição para ter isso aqui: essa confraternização. E esse ano vai ser maior porque tem a Copa com as 12 equipes que já foram campeãs e na 18ª edição vamos premiar o melhor colocado com mais uma arena esportiva", disse o governador.

Participaram da competição deste sábado os campeões das 17 edições da Copa Assomasul (2001 a 2021). Por ser a atual campeã, Aquidauana sediou o evento. Também participaram do torneio Maracaju (4 títulos), Antônio João (2), Sidrolândia (2), Bela Vista (1), Campo Grande (1), Corumbá (1), Dois Irmãos do Buriti (1), Iguatemi (1), Jardim (1), Porto Murtinho (1) e Tacuru (1).

Aquidauana abre a temporada da Copa Assomasul

O torneio dos campeões marca o início dos trabalhos da 18ª Copa Assomasul, principal campeonato do Estado, que reúne representantes dos 79 municípios e promove a valorização dos servidores públicos. No ano passado, houve participação de 66 equipes, com mais de 1,4 mil atletas.

Por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), o Governo do Estado é o principal apoiador da Copa Assomasul. Todos os anos auxilia na arbitragem, premiação e logística e, nesta 18ª edição, vai premiar o vencedor com uma arena esportiva, no valor de R$ 343 mil (futebol soçaite).

Presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Junior lembrou que a 18ª edição será a maior de todas. "Essa competição é fruto de uma grande parceria. Os jogos começam no dia 30 de abril e vão até novembro".

Já o diretor esportivo e prefeito de Bela Vista, Reinaldo Pitti, acrescentou que 72 municípios participam dos jogos e mais de 1.600 atletas. E o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, fez questão de dar boas-vindas a todos que participam e prestigiam o evento. "Desejo que prefeitos, vereadores, servidores públicos e atletas sejam muito bem vindos", afirmou.

A 18ª Copa Assomasul terá início no dia 30 de abril, também em Aquidauana, município atual campeão. Em 2022, a maior competição de futebol amador da região Centro-Oeste terá cinco fases e a final está marcada para 5 de novembro. Além da premiação em dinheiro, troféu e medalhas, o vencedor será contemplado com uma arena de grama sintética do programa “MS Bom de Bola”, do Governo do Estado.

Paulo Fernandes - Subcom Governo MS

Fotos: Chico Ribeiro/Governo MS

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.