Campo Grande (MS) – Hoje, 9 de outubro, é comemorado o Dia do Atletismo, modalidade praticada por inúmeras pessoas em Mato Grosso do Sul. O agente patrimonial Agnaldo Moura de Menezes, que começou a correr em 1995 de forma amadora, é um dos apaixonados pelo esporte e já participou de maratonas importantes dentro e fora do Brasil. A disposição física adquirida ao longo desses anos reflete no objetivo que ele ainda quer cumprir pelo amor à corrida.
Tudo começou quando o servidor foi participar dos Jogos do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Dourados-MS. Na ocasião, ele havia acabado de mudar dos esportes coletivos para os individuais, como atletismo, natação, tênis de mesa, entre outros. Os primeiros resultados o animaram , resolvendo seguir adiante. “Tive uma excelente participação na corrida de cinco quilômetros, fiquei em segundo lugar e no tênis de mesa fui até às quartas de final. E de lá até hoje muitas corridas de cinco, 10, 15, 21 (meia maratona) e 42 quilômetros (maratona)”, detalha Menezes
A ciência confirma que modalidades exercidas de forma regulamentada melhora a saúde física das pessoas. Com 51 anos de idade, o atleta exibe boa forma e demonstra disposição para encarar a rotina. “Em primeiro lugar, a saúde sempre estará bem, a corrida traz bom humor, amizade, mente tranquila e corpo saudável, além de o atleta acordar determinado e dormir satisfeito depois de uma corrida”, diz o servidor sobre os benefícios adquiridos nestes 25 anos de prática.
Com bodas de prata no atletismo, muitas provas e competições entraram na vida e na história do agente patrimonial. A famosa Corrida Internacional de São Silvestre, idealizada pelo jornalista Cásper Líbero e realizada em São Paulo-SP, que ocorre anualmente, é o sonho de qualquer corredor. O evento conta com participantes dos quatro cantos do planeta Terra, além de estar no calendário da Associação Internacional de Federações de Atletismo.
Agnaldo Menezes relembra a própria participação. “Foi algo muito emocionante. Tantas pessoas, mais de 25 mil participantes e eu ali no meio daquela multidão. Quando larguei só queria chegar, mas logo fui gostando da corrida e terminei os 15 quilômetros com a marca de 01h07min35s, na posição 700 do total de corredores. Foi uma prova inesquecível”.
O destaque não foi só em terras brasileiras. Menezes demonstrou sua paixão pelo esporte correndo nas ruas de Milão, na Itália. A oportunidade deu-se por meio do compromisso rotineiro com treinos. A ajuda do Sindicato dos Agentes Patrimonial e o apoio de familiares e amigos, que moram na cidade italiana, também contribuíram para esta realização. O servidor correu na 19° da Milano Marathon, realizada em abril do ano passado.
“Uma experiência que o atleta brasileiro aprende, em organização, largada por tempo de ‘pace’ (ritmo entre tempo e distância) e, apoio em todo o percurso e sem contar clima favorável que ajuda muito. Na cidade italiana fiz os 42,195 quilômetros em 03h03min28s”, destaca. O servidor ainda persegue o objetivo de participar de uma maratona na Europa com tempo abaixo de três horas.
Texto: Davi Nunes Souza – Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização (SAD)
Fotos: Arquivo pessoal