Desempenho de Nioaque nos Jogos Escolares evidencia empenho na formação de atletas

Categoria: Jogos Escolares da Juventude de MS, Jogos Escolares da Juventude de MS 2021 | Publicado: segunda-feira, agosto 30, 2021 as 11:29 | Voltar

Campo Grande (MS) – Nioaque foi um dos destaques dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul – 12 a 14 anos (modalidades individuais). A competição foi organizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte), com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS), entre os dias 20 e 22 de agosto, em Campo Grande.

O município, localizado a mais de 180 quilômetros da capital, participou dos Jogos com 11 alunos-atletas, nas modalidades badminton e judô, representando a Escola Estadual Odete Ignez Resstel Villas Boas e Escola Municipal Guilherme Correa da Silva. Ambas as instituições de ensino são atendidas pelo Programa MS Desporto Escolar (Prodesc) – Treinamento Desportivo da Fundesporte, desenvolvido junto ao Núcleo de Esporte (Nesp) da Secretaria de Estado de Educação (SED).

Ao todo, Nioaque faturou nove medalhas, sendo seis de prata e três de bronze. O judô foi o que mais rendeu subidas ao pódio. O município fechou a classificação geral da modalidade em quarto lugar (43 pontos), entre sete cidades, obtendo quatro pratas e três bronzes. As conquistas foram as seguintes:

  • Vinicius Flores Mantovani, prata na categoria leve masculino (até 49 kg)
  • Bruno Henrique Pimentel, prata na categoria meio-médio masculino (até 53 kg)
  • Carlos Alberto Ferreira, prata na categoria meio-pesado masculino (até 64 kg)
  • Isadora Fernandes Pereira, prata na categoria meio-pesado feminino (até 64 kg)
  • Eduardo Sotolani Aguilar, bronze na categoria superligeiro masculino (até 36 kg)
  • Caroeny Arcanjo Ferreira, bronze na categoria médio feminino (até 58 kg)
  • Clara de Freitas Ramos, bronze na categoria pesado feminino (acima de 64 kg)

Ainda foi aos tatames Nathany Pimentel. Os judocas foram comandados pela técnica Ilza Silva Ramos. Já no badminton, sob o olhar da técnica Sumaika Zabott, a dupla masculina Jhonatan Santos e Everton Penha, da EE Odete Vilas Boas, encerrou em segundo lugar. Com as cores da mesma escola, Laryssa Souza Aquino também colocou a medalha prateada no peito, na disputa feminina simples.

Segundo o chefe da delegação nioaquense, Emerson Augusto Nahabedian Ramos, o retorno da principal competição esportiva-escolar do estado foi muito esperado pelos técnicos e atletas. “O retorno foi espetacular. Mesmo com a pandemia, poder resgatar os alunos com segurança, foi motivo de grande motivação e um desafio. A garotada voltou empolgada, toda a experiência dos Jogos valeu de aprendizado para a vida”.

Ramos também elogia o desenvolvimento do Prodesc nas instituições de ensino. “É um programa de suma importância, principalmente no interior do estado, em que acaba sendo a única alternativa pública de fomento à prática desportiva e descoberta de novos talentos”. A delegação de Nioaque ainda teve Maria Izabel Salomoni como acompanhante feminina e Alessandro Pereira como motorista.

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul foram realizados pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS).

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.