Dourados recebe etapa das coletivas dos Jogos Escolares da Juventude de MS – 12 a 14 anos

Categoria: Jogos Escolares da Juventude de MS, Jogos Escolares da Juventude de MS 2021 | Publicado: sexta-feira, setembro 3, 2021 as 16:37 | Voltar

Campo Grande (MS) – Basquetebol, futsal, handebol e voleibol. Dourados recebe, de 7 a 12 de setembro, etapa das quatro modalidades coletivas dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2021, na faixa etária de 12 a 14 anos. A competição é organizada pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS).

O evento escolar-esportivo terá a participação de 251 alunos-atletas (120 no feminino e 131 no masculino) de 15 municípios: Amambai, Anastácio, Aquidauana, Aral Moreira, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Ivinhema, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Brilhante e Três Lagoas. As equipes buscam vaga para representar Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que ocorrerão de 29 de outubro a 5 de novembro, no Rio de Janeiro (RJ), com organização da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), junto à Secretaria Especial do Esporte.

“Os Jogos Escolares neste ano têm sabor especial, um sentimento de felicidade após tantos dias em meio às restrições impostas pela Covid-19 e esperança pelo fim da pandemia. A gente sabe que a garotada esperou bastante tempo e agora pode retornar com total segurança, tranquilizando também os pais e técnicos”, pontua o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Fim da espera: coletivas dos Escolares retornam em Dourados

O futsal e o voleibol começam primeiro, nos dias 8 e 9 de setembro. O esporte da bola pesada terá disputas no ginásio do Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran). Já os jogos da modalidade praticada com as mãos vão ocorrer no ginásio municipal de esportes Ulysses Guimarães.

Os confrontos das outras duas modalidades dos Jogos acontecerão nos dias 11 e 12 de setembro. O basquetebol terá como casa o ginásio municipal e os duelos do handebol serão no espaço esportivo da Unigran.

Medidas sanitárias rígidas

A pandemia da Covid-19 não acabou e, portanto, todas as competições escolares realizadas pela Fundesporte neste ano seguem esquema de “blindagem” para a transmissão viral. Protocolo de orientação de biossegurança, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), será adotado à risca, assim como foi na etapa das individuais de 12 a 14 anos dos Jogos Escolares e nas Paralimpíadas Escolares de Mato Grosso do Sul, nos últimos dois fins de semana.

Todos os envolvidos no evento (equipe organizadora da Fundesporte, médicos e fisioterapeutas, árbitros e dirigentes/chefes de delegação e demais membros de estafe) passam por testes de Covid-19 (coleta com swab/cotonete nasal), realizados por profissionais da SES.

Os integrantes das delegações (estudantes-atletas, técnicos, motoristas e demais funcionários) são testados no ato do embarque, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo. Além disso, todos os alunos-atletas passam por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos. Posteriormente, cada município, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme orientação da SES.

Confira abaixo a programação:

Futsal

Quarta-feira (8): 8h às 10h (manhã) e 14h às 16h (tarde)

Quinta-feira (9): 8h às 10h (manhã)

Local: ginásio da Unigran – Rua Babilna de Matos, 2121 – Jardim Universitário

Voleibol

Quarta-feira (8): 8h às 10h (manhã) e 14h às 16h (tarde)

Quinta-feira (9): 8h às 10h (manhã)

Local: ginásio municipal - Rua Monte Alegre, 3553 – Jardim Paulista

Basquetebol

Sábado (11): 8h às 9h (manhã) e 14h às 15h (tarde)

Domingo (12): 8h às 9h (manhã)

Local: ginásio municipal - Rua Monte Alegre, 3553 – Jardim Paulista

Handebol

Sábado (11): 8h às 9h (manhã) e 14h às 15h (tarde)

Domingo (12): 8h às 9h (manhã)

Local: ginásio da Unigran – Rua Babilna de Matos, 2121 – Jardim Universitário

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul são realizados pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundesporte, com apoio da Companhia de Gás do Estado (MSGÁS).

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Fotos: Arquivo/Fundesporte

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.