João Pessoa (PB) – Os judocas de Mato Grosso do Sul conquistaram, no fim da tarde deste domingo, a última medalha do Estado na fase individual dos Jogos Escolares da Juventude. Hernandez, Luan, Isaac, José Neto, Vinicius, Gabriel, Ahyan e Daniel ficaram em terceiro lugar na segunda divisão.
O primeiro desafio foi contra a equipe do Ceará. Isaac, José Neto e Vinicius venceram suas lutas por ippon e MS ganhou por 3×0. Em seguida, os judocas enfrentaram a equipe da Bahia e novamente ganharam por 3×0. Isaac, José Neto e Vinicius aplicaram golpes que renderam a classificação para semifinal.
Os combates que valiam lugar para brigar pelo ouro foram contra a equipe de Minas Gerais. Ayhan fez 1 x 0 para MS. Minas virou e José Neto empatou em 2×2. A luta decisiva foi uma reedição da categoria -60 kg. Isaac tentou mas não conseguiu vencer o mineiro.
Mato Grosso do Sul então foi para a disputa do Bronze contra a equipe do Maranhão. Focados, os garotos não deram chance para os adversários. Venceram por 3×0 com Isaac, Vinicius e José Neto.
O bronze por equipes foi a 12a medalha ganha pelo Estado na fase individual dos Jogos Escolares da Juventude. Duas a mais que em 2015. Mato Grosso do Sul somou um ouro, cinco pratas e seis bronzes.
A segunda fase com as modalidades coletivas: basquete, futsal, handebol e vôlei começa nesta terça-feira e segue até sábado. Na ultima edição, o Estado obteve três medalhas: um ouro e duas pratas.
A delegação de Mato Grosso do Sul viaja comandada pela Fundesporte e conta com apoio do Governo do Estado.
Aline Morais