Em 21 de setembro acontecerá a segunda edição do Festival Paralímpico, em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no dia seguinte (22 de setembro). O megaevento promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) estará em 70 cidades em todos os estados do país e no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul o Festival acontece em Campo Grande e Dourados.
Cerca de 15 mil pessoas, sendo 11 mil crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos irão experimentar do esporte adaptado.
A programação oferecerá três modalidades por sede, com duração de 3h – das 8h30 às 11h30. A intenção é de mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades.
A organização do Festival nas sedes é feita pela coordenação de desporto escolar do CPB. Profissionais de Educação Física e voluntários conduzirão a programação. Entre os esportes disponíveis estarão: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
Na primeira edição, realizada em 2018, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações do Festival Paralímpico, sendo cerca de 7 mil, crianças. Só o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, recebeu 500 delas.
Confira abaixo a relação completa das sedes do evento. A participação é livre e gratuita para as crianças, com ou sem deficiência. Dúvidas poderão ser esclarecidas por meio do e-mail simpaticoparalítico@cpb.org.br.
Sedes do Evento
Acre – Rio Branco
Alagoas – Maceió
Amapá – Macapá
Amazonas – Manaus
Bahia – Salvador, Vera Cruz
Ceará – Fortaleza
Espírito Santo – Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim
Distrito Federal – Brasília
Goiás – Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia
Maranhão – São Luis
Minas Gerais – Belo Horizonte, Varginha, Uberlândia, Betim, Contagem, Ipatinga, Lavras, Poços de Caldas, Três Corações, Uberaba.
Mato Grosso do Sul – Campo Grande, Dourados
Mato Grosso – Cuiabá
Pará – Belém, Marabá, Paraupébas
Paraíba – João Pessoa, Campina Grande
Pernambuco – Recife
Paraná – Curitiba, Cascavel, Maringá, Pontal do Paraná
Piauí – Teresina
Rio de Janeiro – Vasco da Gama
Rio Grande do Norte – Natal
Rio Grande do Sul – Santo Ângelo, Gravataí, Santa Cruz do Sul, Rio Grande
Rondônia – Porto Velho
Roraima – Boa Vista
Santa Catarina – Itajaí, Joinville, Lajes, Florianópolis, Maravilha
Sergipe – São Cristóvão
São Paulo – Rio Preto, Suzano, Itu, São Paulo, Caieiras, Santa Bárbara D’Oeste, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Ubatuba, Mogi Guaçu, Barretos, Taubaté, Guarulhos, São José dos Campos e Dracena
Tocantins – Palmas
Vanessa Ayala – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).