Nesta última sexta-feira, 26 de outubro, os servidores da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) vestiram a camisa da Campanha “Outubro Rosa”, para demonstrar apoio à nobre causa de conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, comentou sobre a ação. “É muito importante a participação de todos os setores na Campanha do Outubro Rosa, principalmente nós da Fundesporte que trabalhamos com várias faixa etárias desde os jogos escolares a melhor idade, o grande caminho é a prevenção e o engajamento dos profissionais de Ed. Física e a todos os envolvidos com o esporte é fundamental para o aumento da conscientização em relação ao cuidado e a prevenção das doenças”.
O Outubro Rosa nasceu na década de 1990 e é uma campanha realizada anualmente, com o objetivo de estimular a participação da população no controle da doença, que é atualmente o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres do mundo inteiro.
Neste ano o Outubro Rosa tem como tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”. O intuito é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento, o diagnóstico precoce e desmistificar conceitos em relação à doença. É importante enfatizar que para mulheres de 50 a 69 é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.
Para saber mais sobre o assunto é só entrar na página do Instituto Nacional de Câncer