Campo Grande (MS) – Edital de chamamento público lançado pelo Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), vai apoiar instituições de ensino superior (IES) sul-mato-grossenses no desenvolvimento do treinamento esportivo universitário. O documento foi publicado nesta terça-feira (1º) no Diário Oficial do Estado (clique aqui para acessar).
O apoio financeiro será de R$ 1 milhão, distribuído para 10 instituições, que devem estar vinculadas à Federação Universitária de Esportes de Mato Grosso do Sul (Fuems). O recurso, proveniente do Fundo de Investimentos Esportivos (FIE/MS). As entidades interessadas devem enviar propostas até 1º de julho. Os detalhes do processo seletivo estão disponíveis no edital.
A aplicação do recurso deverá visar o alto rendimento, melhorando o desempenho técnico dos atletas-universitários e, consequentemente, fortalecendo a representação de Mato Grosso do Sul nas competições nacionais do segmento, em especial os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
“Fortalecer o esporte universitário é dar continuidade ao trabalho de excelência desenvolvido no âmbito escolar em Mato Grosso do Sul”, declara o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho. “Grandes atletas sul-mato-grossenses foram descobertos enquanto ainda estavam na escola, então o investimento no desporto universitário nada mais é do que a manutenção desses talentos”, continua.
O valor é destinado para o uso ao longo de 12 meses, e será dividido de acordo com a colocação das instituições de acordo com a tabela de pontuações. Os pontos são somados de acordo com a adequação das organizações nos quesitos capacidade operacional, adequação ao valor do teto de gastos, atletas com um bom rendimento, entre outros.
Clara Rockel e Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)
Foto de destaque: Lucas Castro/Fundesporte