Fundesporte renova parceria com Unigran Capital para realizar avaliações psicológicas e cognitivas em atletas

Categoria: Parcerias | Publicado: terça-feira, janeiro 24, 2023 as 14:44 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) renovou, nesta terça-feira (24), parceria com o Centro Universitário Unigran Capital para a realização de avaliações psicológicas e cognitivas em paratletas. Os procedimentos serão aplicados pelo curso e Clínica Escola de Psicologia da instituição, em paradesportistas sul-mato-grossenses que vão participar da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar.

O instrumento clínico a ser utilizado será a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4ª Edição (WISC-IV), que tem o objetivo de avaliar o desempenho cognitivo, a capacidade intelectual e o processo de resolução de problemas de crianças e jovens, na faixa etária de seis a 16 anos, por meio de uma escala quantitativa de inteligência (QI).

Sob supervisão dos professores, acadêmicos do nono semestre e estagiários do Clínica Escola de Psicologia da Unigran aplicarão os testes. Os laudos de coeficiência intelectual são exigidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), organizador das Paralimpíadas Escolares.

“Já estamos fazendo essa avaliação há três anos e é um benefício não só para os atletas, mas também para os acadêmicos. A medida em que fazem a avaliação, estão aprendendo na prática também e se aprofundam na psicologia do esporte”, explica a coordenadora de estágio da Unigran Capital, Walkiria Cristaldo.

O acordo foi renovado em reunião junto à gerente-geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas da Fundesporte, Karina Quaini e à técnica desportiva responsável pelo planejamento do setor paralímpico da Fundação, Anne Talitha Silva. “A Unigran Capital já se tornou uma parceira do esporte sul-mato-grossense e daqui pra frente estamos planejando ações técnico-científicas que contribuirão em outros eventos, como os Jogos Escolares da Juventude e Jogos da Melhor Idade”, destaca Karina Quaini.

Texto e foto: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.