Campo Grande (MS) – O II Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Física: Desenvolvimento Profissional Docente tem sequência nesta terça-feira (03.11), às 9 horas. O terceiro curso on-line do bloco que aborda o paradesporto terá como tema “Estratégias para o desenvolvimento do futebol de 7 para atletas com paralisia cerebral”. A transmissão ao vivo, promovida pela Unidade Pedagógica e de Formação (UPF) da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), ocorrerá no canal oficial da Fundação no YouTube.
Voltado a acadêmicos e profissionais de Educação Física, técnicos e gestores esportivos, o curso será comandado pelos professores Dovair Paschoal Castelli e Marcos dos Santos Ferreira, com mediação de Rodrigo Barbosa de Miranda.
O futebol de 7 é praticado por paradesportistas com paralisia cerebral, em virtude de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais. Na live desta terça-feira (03.11), serão abordadas as regras e metodologias de treinamento da modalidade, táticas de jogo, os critérios da classificação funcional e as especificidades da paralisia cerebral.
O gerente da UPF/Fundesporte, Domingos Sávio da Costa, explica que a videoaula será teórico-prática, com demonstração de movimentos e fundamentos do futebol de 7. “Em razão dos vários questionamentos presentes em nossas lives, percebemos que os profissionais têm muitas dúvidas durante os cursos. Então, agora poderão visualizar os movimentos do palestrante e saná-las em tempo real, aprimorando suas técnicas para colocar em prática no dia a dia do treinamento desportivo”.
A inscrição para este e demais cursos do II Ciclo de Capacitação pode ser feita no Portal de Cursos de Capacitação da Fundesporte. Haverá emissão de certificado de horas.
Sobre o II Ciclo de Capacitação
O 2º Ciclo de Capacitação e Atualização em Educação Física da Fundesporte abrange 15 cursos. A programação de videoaulas gratuitas ao vivo teve início no dia 27 de outubro e segue até 15 de dezembro.
A série de capacitações é dividida em dois grandes blocos. O primeiro, com seis cursos, vai abordar o paradesporto, com metodologias e estratégias para o desenvolvimento de modalidades voltadas a atletas com deficiência (visual, física e intelectual).
Já o segundo, abrangendo nove cursos, focará no treinamento de rendimento de esportes convencionais, com o detalhamento de fundamentos, características de cada modalidade e sugestões de programas de treinos técnicos, físicos e táticos. Além disso, vai tratar sobre fisiologia do exercício, psicologia do esporte e periodização de treino.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, entre em contato pelo telefone (67) 3323-7225 ou adicione este número e mande uma mensagem pelo WhatsApp.
Texto e foto: Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)