In-Forma-AÇÃO: As fases sensíveis do movimento humano conectadas aos ciclos da vida

Categoria: Série In-Forma-AÇÃO | Publicado: quinta-feira, abril 1, 2021 as 11:25 | Voltar

 

As fases sensíveis do movimento humano conectadas aos ciclos da vida: questões destinadas ao desenvolvimento das atividades de esportes e lazer em Mato Grosso do Sul

 

Por Fabiane Macedo*

“As fases sensíveis do movimento humano conectadas aos ciclos da vida” é o primeiro texto de uma gama de outros que estão sendo pensados pela equipe do diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda.

A ideia inicial é trazer quão as atividades de esporte e lazer estão sob o cuidado dos pressupostos teóricos do desenvolvimento, da aprendizagem e do controle motor, que consideram os ciclos da vida do ser humano. As variáveis destes pressupostos, considerados na Fundesporte justificam as práticas que comungam com a saúde, o lazer, o esporte e/ou o desempenho esportivo do sul-mato-grossense.

Conhecendo onde há uma maior ou menor prontidão para estimulação, aprendizagem/prática e/ou especialização/desempenho esportivo, podemos mais e melhor atender às características da população. As atividades de esporte e lazer atentas às fases sensíveis - crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e o movimento humano, conectam e fazem a diferença para cada ciclo da vida de forma única.

O conhecimento sobre a temática pode colaborar para a discussão e direcionamento das políticas públicas em Mato Grosso do Sul, enriquecendo suas potencialidades regionais.

As manifestações realizadas pela Fundesporte em cursos, projetos, programas e eventos que são planejados e/ou executados, sendo difundidas por meio de textos informativos que apontem conceitos, curiosidades e indicadores, podem estreitar o diálogo entre professores, treinadores, atletas, estudantes, a sociedade, os apaixonados pelas práticas das atividades de esportes e lazer mediadas pelo Governo do Estado.

Logo, estes materiais estarão disponíveis aqui no site e nas redes sociais da Fundesporte (Facebook e Instagram). Siga lá!

 

______

* Fabiane de Oliveira Macedo é graduada em Educação Física e especialista em Motricidade Humana pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente, é assessora especial da presidência da Fundesporte. 

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.