In-Forma-AÇÃO: O bem-estar do idoso na pandemia – Dançar as histórias de ontem e os sonhos do amanhã

Categoria: Série In-Forma-AÇÃO | Publicado: quinta-feira, abril 22, 2021 as 05:47 | Voltar
O bem-estar do idoso na pandemia - Dançar as histórias de ontem e os sonhos do amanhã

 

Por Fabiane Macedo*

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, atendo-se às questões do bem-estar dos idosos sul-mato-grossenses, cita que as atividades de esporte e lazer para essa população precisam integrar o artigo 8º da Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 (o Estatuto do Idoso), que orienta sobre o respeito às características e necessidades do desenvolvimento psicossocial na terceira idade.

As atividades de esporte e lazer, pensadas para os sul-mato-grossenses que estão neste ciclo da vida, efetivam políticas públicas do Governo do Estado, garantindo os direitos dos idosos ao acesso à afetividade, à proteção e aos cuidados da saúde e bem-estar.  Em 2020, com a pandemia da Covid-19, a Fundesporte teve o cuidado de assegurar o acesso às atividades de esporte e lazer para os idosos, oferecendo orientações via meio digital.

Uma destas atividades iniciadas no ano passado e continuará em 2021 é o Festival On-Line da Melhor Idade de MS: Dança de Salão. De acordo com a professora Karina Pereira Quaini, responsável pela Gerência-Geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas e de Lazer (Gedel) da Fundesporte, este Festival tem a finalidade de estimular o envelhecimento ativo, garantindo o bem-estar físico, social e mental dos idosos, em tempo de afastamento social. Para ela, a atividade respeita todas as recomendações das entidades de saúde, visto que é 100% virtual, traz a possibilidade da promoção à saúde.

O Festival tem os seguintes procedimentos: a) reuniões para a apresentação, discussão e reforço sobre a importância dos protocolos de biossegurança; b) elaboração dos protocolos e divulgação destes para os locutores dos  municípios do estado, bem como respectivos participantes, profissionais de Educação Física e os idosos participantes do evento; c) após o término das inscrições, congresso técnico para a definição dos grupos de chaveamento; d) estipulação da fase classificatória, em que os idosos participantes enviam um vídeo dançando um ritmo exigido pela equipe técnico-avaliativa; e) etapa semifinal: 10 municípios são classificados diretamente,  mais dois por repescagem; f) a fase final contém seis municípios, na qual os idosos dançam ao vivo, também com um ritmo definido previamente; g) por fim, a premiação, em que a Fundesporte congratulou todos os inscritos, idosos e profissionais, com uma placa de participação contendo as informações do evento. Já os três primeiros colocados, além da placa, receberam troféu. Além disso, os três municípios com maior participação popular no evento on-line, dentre os seis finalistas, foram contemplados com kits esportivos.

O Festival On-Line da Melhor Idade de MS: Dança de Salão, disponibilizado pela Fundesporte em seu canal no YouTube, possibilita a visualização, integração, incentivo de amigos, familiares e moradores dos mais diferentes municípios.  Acredita-se que este Festival seja um marco das ações integrativas propostas pela Fundesporte aos idosos em época de pandemia. O primeiro festival planejado pela Gedel entre os meses de maio e junho de 2020, e realizado entre os meses de outubro a dezembro de 2020, já está sendo estudado e repensado para 2021.

As ações que envolvam os idosos sul-mato-grossense passam continuamente por avaliação de uma equipe permanente, composta por profissionais de Educação Física, idosos que realizam atividades de esporte e lazer, e por funcionários da Fundesporte, para que as estratégias, os procedimentos, os instrumentos destas atividades atendam aos diferentes ciclos do desenvolvimento humano. Para finalizar, considera-se que o belo e o leve do idoso é o acreditar que ainda hoje é possível dançar as histórias de ontem e os sonhos do amanhã.

 

______

* Fabiane de Oliveira Macedo é graduada em Educação Física e especialista em Motricidade Humana pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS); mestre em Ciência do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Atualmente, é assessora especial da presidência da Fundesporte. 

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.