Rio de Janeiro (RJ) – Mais um dia vitorioso e “recheado” de medalhas para Mato Grosso do Sul nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) 2022, no Rio de Janeiro (RJ). Novamente nos esportes de combate, os estudantes-atletas do judô, karatê e taekwondo alcançaram, nesta sexta-feira (4), 13 medalhas, sendo quatro ouros, duas pratas e sete bronzes. A delegação estadual é organizada e coordenada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte).
O judô sul-mato-grossense terminou como terceiro melhor do país na classificação geral, ficando atrás apenas de São Paulo (1º) e Rio de Janeiro (2º). Nesta sexta-feira (4), último dia de disputas, Henrique Sena, na categoria pesado (+64 kg) e Mirella Souza, na meio-médio (-53 kg), subiram ao lugar mais alto do pódio. Antonio Salvaterra (meio-médio, -53 kg) e Ronisson Carvalho (médio, -60 kg) faturaram a prata. Os medalhistas de bronze foram Isadora Pereira (meio-pesado, -64 kg), Thiago Soares (meio-pesado, -64 kg), Linda Corrêa (pesado, + 64 kg) e Mariana Piveta (médio, – 58kg).
Com atletas do interior, o karatê foi protagonista mais uma vez. Após o ouro no kata, o três-lagoense Thomas Kobayashi voltou ao pódio dos JEB’s, agora como campeão no estilo kumitê, na categoria até 45 kg. Raynan Silva também fez bonito e garantiu a douradinha na categoria até 52 kg. Conquistaram o bronze Thiago Santos (kumitê +63 kg) e Thayla Moesch (kumitê -42 kg). O taekwondo de Mato Grosso do Sul fechou sua participação com mais um terceiro lugar, assegurado por Nicolly Antunes, na categoria até 59 kg.
Coletivas
A dupla Ana Beatriz Sanches e Beatriz Sandim, da Escola Sesi (Campo Grande), finalizou a fase classificatória do vôlei de praia com 100% de aproveitamento, sem perder um set sequer. O último triunfo foi diante das pernambucanas do Colégio Madre de Deus, por 2 sets a 0 (22×20 e 21×17). Garantidas nas quartas de final da Série Ouro, Ana e Bia duelam contra as atletas do Colégio Sinodal São Leopoldo (RS). Felipe Costa e João Victor Maciel também fecharam a fase de grupos com vitória. A dupla da Escola Sesi, da capital, bateu os goianos do Colégio Maria de Jesus Alves, pelo placar de 2 sets a 0 (21×15 e 21×10), carimbando vaga no mata-mata da Série Prata.
No futsal masculino, o Colégio Oswaldo Tognini, de Campo Grande, encerrou a primeira fase com derrota para os anfitriões do Colégio Odete São Paio (RJ), por 3 a 2. Com uma vitória e uma derrota, a equipe ficou na segunda colocação do grupo e, agora, brigará por pódio na Série Prata. Pelas quartas de final, o time campo-grandense encara o Colégio Salesiano São José, do Rio Grande do Norte, neste sábado (5). Já o feminino, representado pela E.M. Adriano Pires, de Paranhos, enfrenta o Dom Colégio, da Paraíba, pelas quartas de final da Série Bronze.
De Rio Brilhante, a Escola de Educação Cativante até agora não sabe o que é perder no basquetebol masculino. A equipe venceu, nesta sexta-feira (4), o Colégio Militar de Manaus (AM), por 49 a 16, e segue em busca das primeiras colocações na Série Ouro. Os sul-mato-grossenses pegam agora o Colégio Regina Coeli (MT), nas quartas. Por outro lado, o time feminino do Educandário Santa Clara/Preve Objetivo perdeu as duas partidas que disputou na fase inicial, sendo ao última para o Colégio SATC (SC), pelo placar de 41 a 29. Agora, a instituição de Paranaíba vai medir forças contra a E.E. General Penha Brasil, de Roraima, valendo vaga na semifinal.
Os JEB’s
O evento, voltado a estudantes-atletas na faixa etária de 12 a 14 anos, segue até 15 de novembro, e ainda terá na programação mais oito modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol e wrestling (luta olímpica). A novidade para essa edição é a inserção de modalidades demonstrativas como o surfe, skate e o breakdance.
Somando-se todas as etapas da competição, a delegação de Mato Grosso do Sul conta com 257 pessoas, sendo 202 atletas, 35 técnicos, nove auxiliares técnicos, nove oficiais e dois fisioterapeutas. Os demais blocos são: 5 de novembro (tênis de mesa); 8 de novembro (ciclismo, natação, atletismo, atletismo adaptado, badminton, handebol, voleibol) e 9 de novembro (wrestling e ginástica rítmica).
O principal palco de disputas é o Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A Universidade da Força Aérea (Unifa) e o Complexo Esportivo de Deodoro também receberão a garotada. Todas as emoções dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2022 serão transmitidas ao vivo pelo canal oficial da CBDE no YouTube (clique aqui para acessar).
Confira todas as medalhas asseguradas por Mato Grosso do Sul até agora nos JEB’s 2022:
21 medalhas: 6 ouros, 3 pratas e 12 bronzes
OURO
André Lucas Dodero (Colégio Bionatus – Campo Grande), no judô – meio-leve (-44 kg), na Série Ouro
Henrique Sena (E.E. Blanche dos Santos Pereira – Campo Grande), no judô – pesado (+64 kg), na Série Ouro
Kauã Katrink (E.E. Braz Sinigáglia – Batayporã), no karatê – estilo kumitê -63 kg, na Série Prata
Mirella Souza (E.E. Presidente Vargas – Dourados), no judô – meio-médio (-53 kg), na Série Bronze
Raynan Silva (E.E. Padre José Daniel – Vicentina), no karatê – estilo kumitê -52 kg, na Série Bronze
Thomas Kobayashi (Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas), no karatê – estilo kumitê -45 kg, na Série Bronze
PRATA
Antonio Salvaterra (E.E. Joelina de Almeida Xavier – Campo Grande), no judô – meio-médio (-53 kg), na Série Prata
Ronisson Carvalho (E.E. Antônio João Ribeiro – Itaporã), no judô – médio (-60 kg), na Série Bronze
Vitória Martini (E.E. Antonio João Ribeiro – Itaporã), no judô – meio-leve (-44 kg), na Série Ouro
BRONZE
Guilherme Canéppele (Escola General Osório – Campo Grande), no judô – leve -48 kg), na Série Ouro
Isadora Pereira (E.E. Odete Ignez Resstel Villas Boas – Nioaque), no judô – meio-pesado (-64 kg), na Série Prata
Jheferson Glaciel da Silva (E.E. Comandante Maurício Coutinho Dutra – Sonora), no taekwondo – categoria até 61 kg
Kauã Yonaha (E.E. Coração de Maria – Campo Grande), no judô – ligeiro -40 kg), na Série Ouro
Linda Correa (E.E. Prof. Silvio Oliveira dos Santos – Campo Grande), no judô – pesado (+64 kg), na Série Ouro
Mariana Piveta (Escola Presbiteriana Erasmo Braga – Dourados), no judô – médio (-58 kg), na Série Ouro
Nicolly Antunes (E.M. Plínio Mendes dos Santos – Campo Grande), no taekwondo – categoria até 59 kg
Rafaela Rocha (E.E. Orcírio Thiago de Oliveira – Campo Grande), no judô – leve -48 kg, na Série Ouro
Thayla Moesch (E.E. Presidente Vargas – Dourados), no karatê – estilo kumitê -42 kg, na Série Prata
Thiago Santos (Colégio Elite/Exitus – Três Lagoas), no karatê – estilo kumitê +63 kg, na Série Bronze
Thiago Soares (E.M. Major Aviador Y – Juca Pirama de Almeida – Campo Grande), no judô – meio-pesado (-64 kg), na Série ouro
Thomas Kobayasha (Colégio Salesiano Dom Bosco – Três Lagoas), no karatê – estilo kata, na Série Ouro
Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)
Fotos: Glauber Filho/Fundesporte