A Escola Tenir, de Corumbá-MS, está na semifinal do futsal masculino, na categoria de 12 a 14 anos, da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), em Blumenau-SC. A garotada corumbaense enfrenta, neste domingo (24.11) às 14h15 (horário de MS), na Vila Germânica, o Colégio Amorim Tatuapé, de São Paulo-SP. A maior competição esportiva escolar do país começou no dia 16 e vai até 30 de novembro. A delegação sul-mato-grossense tem o apoio do Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).
Por estar na semifinal, a instituição de ensino da Capital do Pantanal já assegurou a participação de Mato Grosso do Sul na fase final do ano que vem, na mesma modalidade e faixa etária. Com isso, a equipe sul-mato-grossense que garantir a classificação nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul em 2020, não precisará passar pela fase regional.
No grupo B da fase classificatória, a Escola Tenir deu início à caminhada com vitória por 2 a 1 diante do Colégio Batista Mineiro, de Belo Horizonte-MG. No segundo confronto, os atletas da Cidade Branca “venderam caro” a derrota para a Escola Ana Nery, de Petrolina-PE. No fim, vitória dos pernambucanos por 6 a 5.
O time pantaneiro fechou a primeira fase com triunfo sobre Centro de Ensino Fundamental (CEF) 01 do Riacho Fundo II, de Brasília-DF, pelo placar de 4 a 2. A equipe de Corumbá classificou-se à semifinal por ser a segunda melhor colocada de todos os grupos.
“Com a participação nas fases estadual e regional, pegamos uma ‘bagagem’ muito boa de treinamentos e disputas. Agora, semifinal, é outro campeonato. Nosso grupo está bastante focado e, se Deus quiser, vamos conseguir passar e ir à final amanhã”, afirma o técnico da Escola Tenir, Dory Zolabarrieta.
A marca do selecionado corumbaense na fase classificatória foi o “faro” de gol apurado. No total, a equipe marcou 11 gols, média de 3,6 por partida. Para Zolabarrieta, o segredo para o número expressivo de tentos é o entrosamento entre os jogadores. “Nosso conjunto vem há tempo junto e fica mais fácil buscar o gol, com jogadas ensaiadas. Hoje, na semi, espero que possamos manter esse ritmo de gols para segurar a equipe paulista”.
Segundo o técnico da Tenir, é uma satisfação garantir uma vaga na modalidade e faixa etária para Mato Grosso do Sul no ano que vem. “É muito legal porque divulga Mato Grosso do Sul, deixa a gente em um nível muito alto, isso é muito importante. Assim, as pessoas de outros Estados já começam a olhar para o nosso futsal com outros olhos, vão nos enfrentar com mais respeito”.
Esta não é a primeira vez que a escola corumbaense entra em quadra pela etapa nacional dos JEJ. Em 2012, a instituição de ensino do Pantanal foi vice-campeã da Divisão de Acesso, na categoria de 15 a 17 anos, em Cuiabá-MT.
Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)
Foto de capa: Fundesporte