Campo Grande (MS) – Criar um espaço para congraçamento, diversão, relaxamento e interação entre os atletas dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul. Com esse objetivo, a Fundesporte fez o Centro de Convivência dos JEMS. Os participantes se reúnem para almoçar, jantar, conversar, brincar, jogar, ouvir música e dançar.
Na Capital, os atletas puderam se divertir no chute a gol, tênis de mesa, dama e xadrez. No jantar deste sábado, cantaram e dançaram ao som do sertanejo universitário de Estácio Lima. A galera de Três Lagoas era a mais animada. “Eu gostei bastante. A música é muito legal, a comida melhor ainda, gostosa, ainda mais com os amigos para gente cantar, dançar e se divertir”, disse a estreante Camila Prado do atletismo.
Depois de brincar, a entusiasmada turma do judô de Corumbá saiu em trenzinho para jantar e aproveitar o momento de relaxamento. “Estou achando desafiador participar. Também estou gostando desse espaço porque tem que descontrair, sair um pouco da rotina, não ser só esporte”, disse João Vitor Guimarães.
O Centro de Convivência foi criado pela atual gestão da Fundesporte, no ano passado e já se tornou tradição nas competições escolares. A ideia é reproduzir o modelo da competição nacional, promovendo, por meio de jogos e brincadeiras, a integração dos participantes. “Aqui, os atletas podem se conhecer, relaxar um pouco, brincar e se desligar das competições. É um espaço de lazer que preparamos para eles que são as estrelas desses jogos”, disse o gerente de lazer e esporte de participação da Fundesporte, Rodrigo Miranda.
Os atletas aprovaram a iniciativa e aproveitaram a estrutura. “É muito legal. O que eu mais gostei foi o chute a gol. Aqui também é confortável, um espaço bom. Gostei muito”, falou Anderson Gomes do atletismo de Ponta Porã. “Achei muito bom, bem divertido. É legal porque não é só competir, a gente também pode se divertir”, completou Vitória Silva do judô de Água Clara.
Os JEMS modalidades individuais terminam neste domingo (5). As disputas no atletismo, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez começam as 8h. Os vencedores ganham o direito de representar o Estado na etapa nacional, 12 a 14 anos, dos Jogos Escolares da Juventude.
Aline Morais – Assessoria de Comunicação da Fundesporte