Jardim (MS) – Desfile de delegações, acendimento da pira com a chama olímpica, apresentações culturais, muita animação e expectativa marcaram a solenidade de abertura dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul, etapa futsal, ocorrida na noite dessa quinta-feira, no ginásio Ticão, em Jardim. Escolas de 27 municípios estão na disputa.
Alunos com idade entre 12 e 14 anos jogam pela medalha de ouro. São 27 times masculinos e 12 femininos que estiveram no palco da final pela primeira vez e assumiram o compromisso de fazer uma competição justa e leal. Quem conduziu o juramento foi o atleta Leandro Vieira da Escola Pedro Rufino, de Jardim. A abertura ainda contou com apresentação cultural do projeto Reconstruindo Futuros.
Sede em 2015 dos JEMS de basquete, handebol e vôlei, Jardim volta a receber a competição. O entusiasmo é o mesmo do ano passado. “Ficamos muito felizes em ter novamente a oportunidade de sediar os JEMS. É muito importante não só pelo esporte, mas também porque traz renda para a nossa cidade, para nossa rede hoteleira e nosso comércio. Os jogos nos ajudam em nossa sustentabilidade econômica. Temos totais condições de receber e realizar bons jogos”, disse o prefeito Erney Cunha. O diretor adjunto dos Jems, professor Neno, completou. “Nós temos muito orgulho de ser sede novamente. É uma grande responsabilidade e só conseguirmos fazer bem graças aos parceiros como o Governo do Estado e a Fundesporte. Temos certeza de que será um grande sucesso porque estamos nos desdobrando para oferecer o melhor para os participantes e visitantes”.
A opinião é compartilhada pelo Gerente de Desenvolvimento de Esporte e Lazer da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez. “É uma cidade que nos recebe muito bem, de maneira aconchegante, com participação da população e nos oferece boas condições de trabalho”, avaliou.
Na solenidade, o prefeito Erney Cunha ainda parabenizou a equipe masculina de handebol da Escola Municipal Castelo Branco campeã dos JEMS, em Coxim. Ganhou uma camiseta e o troféu conquistado pelos garotos. Na etapa anterior, Jardim participou com três equipes e conquistou três medalhas: um ouro, uma prata e um bronze. “Isso se deve ao apoio e ao investimento que a Secretaria de Educação está dando ao esporte e à questão social de tirar crianças das ruas e colocar para praticar esporte nas escolas. Nós acreditamos que assim estamos contribuindo para a formar cidadãos conscientes”, explicou Neno.
O papel social do esporte escolar também foi destacado por outras autoridades que participaram da abertura. “O investimento no esporte é um investimento no cidadão, na cidadania, na formação de pessoas melhor preparadas para ajudar a construir um Brasil cada vez melhor”, disse o secretário de Estado de Fazenda, Marcio Monteiro. “O esporte ajuda na melhoria da saúde, no desenvolvimento da aptidão física, ajuda na educação, dá oportunidades e afasta as crianças das drogas”, analisou o vereador de Jardim Guilherme Monteiro.
Além do troféu de campeão, os JEMS ainda valem vaga para representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, etapa nacional e lugar na seleção de MS que disputa o Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15. “Esse evento é de suma importância porque nossos jogadores vão sair daqui, o que é uma coisa inédita para o nosso Estado. Então além da integração e da competição, os atletas terão a chance de disputar um brasileiro de seleções”, comentou o presidente da Federação de Futsal de Mato Grosso do Sul, Mauro Ferrari.
“Por tudo isso, a nossa expectativa é de excelentes jogos com muita animação, participação e qualidade técnica. Temos certeza que formaremos uma boa seleção, assim como estaremos bem representados na etapa nacional” finalizou a diretora-geral dos jogos, Karina Quaini.
Assessoria de Comunicação Fundesporte