Ponta Porã (MS) – Na primeira rodada dos Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums), ocorrida nesta quarta-feira (7), apenas um time campeão entrou em quadra para começar a defesa do título. No handebol, as vencedoras de 2015, atletas do Colégio Anglo de Dourados não tiveram dificuldades para ganhar do time da Doris Trindade de Aquidauana. A equipe marcou e atacou bem. No fim, ganhou por 43×6. Na outra partida feminina do dia, enfrentaram-se: Amando de Oliveira de Campo Grande e Fernando Correa da Costa de Rio Brilhante. Jogo equilibrado, mas quem levou a melhor foi o time do interior que venceu por um gol. Placar final: Rio Brilhante 27×26 Campo Grande.
No masculino, os donos-da-casa do colégio Calvoso não conseguiram passar pela equipe de São Gabriel do Oeste. O jogo ficou equilibrado no fim do segundo tempo, mas a vantagem construída na primeira etapa, deu aos visitantes a vitória por 30×19. Os garotos da Odete Ignez de Nioaque e Pedro Rufino de Jardim também estrearam nos Jojums, na tarde de 7 de setembro. Velhos conhecidos, os times fizeram jogo disputado, mas a vitória ficou com Nioaque, por 21×20.
No basquete, as meninas do Fernando Saldanha jogaram em casa, mas não intimidaram a equipe do Dom Aquino de Três Lagoas. Partida dura, com placar apertado. De virada, as visitantes ganharam por 49×48. O time masculino de Três Lagoas também venceu. Apesar do bom início, a equipe do Santa Tereza de Corumbá, nao conseguiu evitar a derrota para o Dom Aquino por 46×37. Na disputa entre Manoel Ferreira de Maracaju e Doris Trindade de Aquidauana, a ganhadora foi a equipe da terra da linguiça. Mais eficiente nos arremessos fechou o jogo em 62×34.
No vôlei, Campo Grande estreou vencendo, no torneio feminino. As meninas do Maria Constança ganharam, com facilidade, da equipe 8 de Maio de Iguatemi, por 2×0. Os meninos do time do interior perderam pelo mesmo placar para a equipe da Comandante Dutra de Sonora. Os garotos da Dom Aquino de Amambai também começaram os Jojums com o pé direito. Levaram a melhor na disputa com João Damasceno de Caarapó e fecharam o jogo em 2×0.
Na última partida da rodada, as donas-da-casa, do Calvoso de Ponta Porã enfrentaram as da Adilson Alves de Brasilândia. A partida foi uma reedição da disputa de terceiro lugar de 2015 e houve revanche. As ponta-poranenses ganharam por 2×0.
Os Jojums seguem até dia 12 de setembro e valem vaga para os Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos.
Aline Morais