João Pessoa (PB) – Vitória Andrade e Maria Eduarda Santana são medalhistas no judô dos Jogos Escolares da Juventude. As duas subiram ao pódio na noite desta sexta-feira, no centro de convenções.
Campeã em 2015, Vitória veio a João Pessoa focada em conquistar o bi na categoria meio-médio (-57 kg). Determinada e eficiente, a judoca foi trilhando caminho até a final. A luta mais difícil foi contra atleta do Distrito Federal e valia vaga na decisão. O combate foi truncado nenhuma das lutadoras conseguiu encaixar um golpe. A sul-mato-grossense vencia por um Shido e quando o cronômetro já estava zerado recebeu uma punição que levou a luta para o Golden score. Vitória ganhou com um yuko e se garantiu na briga por mais um ouro.
O esforço forçou o joelho da judoca que sentiu uma lesão antiga. Mesmo com fortes dores, Vitória disputou a final contra a judoca do Rio de Janeiro. Debilitada, acabou ficando com a medalha de prata.
“Foi muito difícil. Eu estou feliz porque os escolares são de alto nível. Eu treinei muito, tive muitas dificuldades mas consegui superar e ganhei uma medalha”, analisou Vitória
MARIA EDUARDA
Mato Grosso do Sul também conquistou um bronze no primeiro dia de disputas do judô. Maria Eduarda Santana Foi a terceira na categoria médio -63. Após vencer duas lutas, Maria chegou à semifinal mas não conseguiu superar a atleta de São Paulo
A disputa pelo bronze foi contra a atleta de Goiás. Determinada a judoca de Mato Grosso do Sul venceu
“Eu estou feliz porque ganhei uma medalha. Esse foi meu terceiro escolar. Perdi de bobeira a semifinal, mas entrei com a certeza de que ganharia a medalha. Deu tudo certo” contou Maria.
As disputas no judô seguem neste sábado. Os medalhistas de bronze em 2015, Aline Neves, Isaac Bernard e Hernandes dos Santos estarão no tatame.
Os jogos escolares da Juventude reúnem os melhores atletas estudantes do país para 9 dias de disputa. Na primeira semana a briga pelo lugar mais alto do pódio é nas modalidades individuais .
Mato Grosso do Sul acumula cinco medalhas : um ouro, duas pratas e dois bronzes. A delegação de MS é comandada pela Fundesporte e conta com apoio do Governo do estado.
Aline Morais