João Pessoa (PB) – Hernandes Souza dos Santos e Luan Nantes Sartori são medalha de prata e de bronze nos Jogos Escolares da Juventude. Os judocas ficaram entre os melhores do país nas categorias super ligeiro (-50kg) e ligeiro (-55kg). As lutas foram disputadas na tarde de ontem, no Centro de Convenções de João Pessoa.
Na categoria super ligeiro, Hernandes, da Escola Amando de Oliveira, de Campo Grande, não teve dificuldades para chegar até a final. Forte nas imobilizações e finalizações, superou cada adversário.
A decisão do título foi contra o judoca de São Paulo. O atleta de Mato Grosso do Sul começou bem mas tomou um contragolpe e perdeu a luta. O resultado deu a Hernandes a medalha de prata e garantiu uma posição melhor que em 2015.
“Eu queria ter ficado em primeiro, mas o paulista bloqueou bem meu golpe e acabei perdendo. Mas eu tô feliz porque eu fiquei com a prata e consegui subir um degrau no podio. Semana que vem tem seletiva nacional e eu vou com tudo para conseguir ganhar”, contou.
LUAN SARTORI
Na categoria ligeiro, Luan Sartori, da escola Raul Sans de Matos/Funlec, de Campo Grande, ficou com o bronze. Depois de vencer três lutas, o judoca do Estado perdeu para o do Distrito Federal, na fase semifinal, mas não desanimou para brigar pelo bronze
Na disputa de terceiro lugar, enfrentou o atleta de Tocantins e ganhou com um belo ippon. “Desde pequeno eu sonhava com isso. É uma honra estar aqui, representar nosso Estado, nossa escola. Ja vim duas vezes que bateram na trave, mas dessa vez eu consegui e estou no pódio”, disse Luan emocionado ao lembrar do apoio da família para que ele participasse da disputa.
Com as medalhas de Hernandes e Luan, Mato Grosso do Sul iguala a marca de 10 pódios nas individuais, alcançada em 2015.
Mais medalhas estão em jogo no ultimo dia da primeira fase dos Jogos Escolares da Juventude, etapa 15 a 17 anos. Nas coletivas, a disputa tem inicio na terça-feira.
Aline Morais