Parceria entre Governo do Estado e Sesc vai expandir o ciclismo escolar de base em Mato Grosso do Sul

Categoria: Parcerias | Publicado: terça-feira, novembro 29, 2022 as 15:14 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado e o Serviço Social do Comércio - Regional Mato Grosso do Sul (Sesc/MS) celebraram, nesta terça-feira (29), termo de cooperação mútua para o desenvolvimento do projeto “MS Pedalando para o Futuro”, realizado pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A iniciativa visa atender crianças e adolescentes de cinco a 17 anos, expandindo a prática do ciclismo escolar de base no estado, na modalidade mountain bike (MTB). 

O acordo foi assinado pelo governador Reinaldo Azambuja, junto ao diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, e representantes do Sesc. Com vigência até 2026, a parceria resultará na implantação de 11 polos de treinamento a partir do ano que vem: nove no interior e dois na capital. O Sesc repassará recurso anual de R$ 1,62 milhão, que será investido na compra de bicicletas, ferramentas, uniformes e demais materiais de ciclismo, além da capacitação de profissionais e divulgação das ações nos municípios. 

Com contrapartida de aproximadamente R$ 500 mil, a Fundesporte será encarregada de contratar professores de Educação Física e coordenadores para a execução do projeto, participar da montagem e manutenção das pistas, e firmar parcerias com as prefeituras para a cedência do espaço para construção das pistas.

O projeto “MS Pedalando para o Futuro” já funciona desde 2021 e atende aproximadamente 100 crianças e jovens do Parque do Lageado e do Jardim Los Angeles, com treinamento esportivo de MTB no contraturno das aulas. A ação tem foco na iniciação esportiva e possibilita o acesso de estudantes à prática do ciclismo de maneira sistematizada e continuada, como instrumento educacional que dissemina os valores do esporte.

Projeto atende, na capital, crianças de 5 a 17 anos com aulas de mountain bike (Fotos: Glauber Filho/Fundesporte)

Para o governador Reinaldo Azambuja, a importância do projeto se dá pela necessidade de fomentar o esporte junto à juventude. “O ciclismo tem crescido muito em Mato Grosso do Sul. Conseguimos enxergar esse esporte em diversos pontos das cidades, nas ruas, ciclovias e estradas. É importante fomentar esse trabalho nas crianças, pois uma boa formação esportiva, com perseverança e disciplina, as transformará em futuros bons cidadãos. E essa formação não se formação não se executa sozinha, as parcerias que formamos ao longo do caminho são de suma importância para proporcionar uma vida melhor para a população”, comenta.

O diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho, observa a relevância social da iniciativa. “É um projeto de importância extraordinária, porque trabalha a realidade das crianças como um todo. Lidamos com o desenvolvimento físico, social e biológico desses jovens, operando uma transformação na realidade dos assistidos. Vários grupos atendidos estão localizados em regiões de alta vulnerabilidade, então a parceria nos permite trabalhar com crianças de todo o estado, e a partir delas realizar ações com a própria família”.

Coordenador do “MS Pedalando para o Futuro” e diretor-executivo da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez enfatiza que o projeto também pode revelar grandes atletas. “Muitos dos atletas de destaque hoje no Brasil vieram da escola e uma das finalidades do projeto é atuar na detecção de talentos com potencial de serem futuros atletas de alto rendimento”.

José Carlos Rigo Alves, assessor técnico de Lazer do Sesc, acredita que a parceria impacta diretamente no futuro dos participantes. “Ao longo dos anos, incentivaremos crianças a praticar atividades físicas e, com isso, proporcionaremos a elas qualidade de vida. Queremos modificar o ambiente onde estão inseridas, as transformando em promotoras de ações voltadas para a saúde”, explica. “Se deste projeto saírem atletas de alto rendimento, ficaremos muito felizes, mas será um bônus. Nosso objetivo no momento é trabalhar com o bem-estar dessas crianças”, termina.

Clara Rockel e Lucas Castro - Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Fotos: Lucas Castro/Fundesporte

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.