O Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, recebe a 15ª edição da Corrida da Paz, no domingo (15.03). O tradicional evento, organizado pelo Comando Militar do Oeste (CMO), conta com o apoio do Governo do Estado, via Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). A prova terá início às 7h30.
O percurso da corrida será de cinco quilômetros, além da caminhada e passeio ciclístico, com trajeto de três quilômetros. Os três primeiros colocados de cada categoria na prova principal ganharão troféu e medalha: menores de 18 anos, 18 a 49 anos, maior de 50 anos. Os 500 primeiros inscritos vão receber condecoração de participação.
A atividade integra a programação do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM). De acordo com o CMO, a Corrida objetiva “reverenciar o 75º aniversário da Tomada de Monte Castelo, fato histórico ocorrido em solo italiano e protagonizado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), sendo fator preponderante para a conquista da Paz Mundial”. A batalha, que durou três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, foi travada no final da Segunda Guerra Mundial entre tropas aliadas e forças do Exército Alemão.
Além da homenagem, a prova, segundo a organização, tem a finalidade de divulgar e incentivar a prática esportiva e promover a integração entre civis e militares. O CMO também arrecadará um quilo de alimento não perecível. As doações serão encaminhadas para instituições sociais de Campo Grande.
Confira a programação do evento:
7h30 – Concentração dos grupamentos
8h – Hasteamento do Pavilhão Nacional
8h10 – Aquecimento e ajuste dos grupamentos
8h15 – Largada da caminhada e passei ciclístico (3 km)
8h30 – Largada da corrida (5 km)
10h – Premiação e sorteio de brindes
Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)
Foto de destaque: Fundesporte