Presidente da CBDE prestigia Jogos Escolares de MS e destaca empenho da organização: ‘Modelo para o país’

Categoria: Jogos Escolares da Juventude de MS, Jogos Escolares da Juventude de MS 2021 | Publicado: sábado, agosto 21, 2021 as 20:49 | Voltar

Campo Grande (MS) – A Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) acompanha de perto a etapa das modalidades individuais, de 12 a 14 anos, dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2021, que servem de seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), competição tradicional que retorna ao calendário esportivo nacional após mais de 15 anos. O presidente da entidade, Antônio Hora Filho, está em Campo Grande acompanhando todas as provas, ao lado do vice Robson Aguiar, tendo como anfitrião o diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda.

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado que Hora Filho visita em meio à expedição planejada pela CBDE pelo país. O objetivo é conhecer a realidade de cada local, firmar parcerias e fortalecer vínculos com as comunidades esportivas. A observação in loco também serve para a criação de um documentário em vídeo retratando as seletivas estaduais, por meio da equipe de comunicação.

“Estamos montando um grande documentário para que possamos registrar esse momento histórico [retomada dos JEB’s]. Vamos percorrer todo o país verificando e acompanhando pessoalmente as etapas estaduais onde a entidade puder chegar. E com muita alegria desembarco em Campo Grande nessa primeira e importante expedição, para acompanhar pessoalmente as provas”, explica o dirigente.

Hora Filho também destaca o empenho da organização dos Jogos Escolares sul-mato-grossenses, blindado pelos protocolos severos de biossegurança, elaborados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS). Todos os envolvidos no evento passaram por testagem para a Covid-19. “Viemos prestigiar essa iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, que vem demonstrando um empenho incansável em proporcionar a crianças e jovens a possibilidade de retomar a atividade esportiva de forma presencial”, ressalta o titular da CBDE.

Para ele, o modelo encontrado em Mato Grosso do Sul serve de exemplo para outros estados e algumas estratégias serão utilizadas até mesmo durante os JEB's no fim do ano. “Estou muito satisfeito em ver o que foi aplicado e Mato Grosso do Sul deve servir de modelo para o resto do país. Todos os participantes foram testados e os protocolos são cumpridos com fiscalização. Estive refeitório, por exemplo, e realmente percebi mesas bem afastadas, distanciamento sendo respeitado, todos usando máscara, muito álcool em gel em toda parte e profissionais com extremo cuidado, inclusive com luvas”.

"A vinda do Antônio Hora para acompanhar de pertos os nossos Jogos mostra o comprometimento e interesse da Confederação com o que tem sido feito no Brasil inteiro. Sem dúvida alguma, os JEB's serão um sucesso, sendo uma competição de altíssimo nível para toda a garotada em idade escolar", frisa o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda.

Os JEB’s

Os JEB’s estavam inativos desde 2004 e retornam com tudo neste ano. A estrutura do Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ), utilizada para as Olimpíadas de 2016, receberá milhares de alunos-atletas de 29 de outubro a 5 de novembro. Para realizar o evento, a CBDE conta com parceria do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte.

Serão disputadas 16 modalidades esportivas na Cidade Maravilhosa. As categorias individuais reunirão atletismo, atletismo adaptado, badminton, ciclismo, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, wrestling/luta olímpica e xadrez nos naipes feminino e masculino, e ginástica rítmica apenas no feminino. Já as modalidades coletivas serão basquetebol, futsal, handebol, voleibol e vôlei de praia. No total, a competição escolar contará com mais de 6,2 mil estudantes, das 27 unidades da federação.

Lucas Castro – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Fotos: Lucas Castro/Fundesporte e Laura Hisano

Publicado por: Lucas Castro

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.