Ponta Porã (MS) – O frio de 10º, na fronteira com o Paraguai, não desanimou os quase 700 atletas que estão em Ponta Porã para os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul (Jojums). A abertura, na noite de terça-feira (6), no ginásio Pepe Portela, contou com o tradicional desfile das delegações, acendimento da pira olímpica, juramento dos atletas e apresentação musical.
Público local, colegas e autoridades prestigiaram os atletas, protagonistas do maior campeonato escolar do Estado. Ao todo, 52 equipes, de 24 municípios estão na disputa. Desfilaram: Água Clara, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Batayporã, Brasilândia, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Corumbá, Dourados, Eldorado, Iguatemi, Jardim, Maracaju, Nioaque, Nova Andradina, Paranaíba, Porto Murtinho, Rio Brilhante, São Gabriel do Oeste, Sonora, Três Lagoas e Ponta Porã.
Os donos-da-casa participam com sete equipes e defendem os títulos masculinos de basquete e voleibol. O levantador da equipe Calvoso, vice-campeão brasileiro dos Jogos Escolares da Juventude, Gustavo Ferreira, foi o responsável por acender a pira olímpica e o jogador de basquete Eder Porto da Escola Fernando Saldanha fez o juramento dos atletas.
A abertura ainda contou com a presença da banda municipal Isaac Borges Capilé que é formada por adolescentes de bairros de Ponta Porã. O projeto inclui aulas de instrumentos de sopro e de percussão, além de palestras sobre cidadania e convívio social. Com repertório variado, a banda tocou hits do momento e animou atletas e público.
O prefeito municipal Ludimar Novais, o vereador Hugo da Costa, a secretária municipal de Esporte, Juventude e Lazer Camila Radaelli, o gerente de Desenvolvimento de Esporte e Lazer da Fundesporte Paulo Ricardo Nuñez e o diretor-geral dos Jojums Paulo Mansano participaram do evento e destacaram o esforço conjunto para trazer a etapa para Ponta Porã.
“Trabalhamos muito para fazer os Jojums na cidade. Contamos com o apoio ímpar da Fundesporte e só temos a agradecer pela oportunidade. É uma satisfação para nós recebermos atletas que serão futuros representantes brasileiros em olimpíadas. Quero desejar êxito nos jogos e uma excelente estada em Ponta Porã”, comentou a secretária Camila Radaelli.
O prefeito de Ponta Porã completou. “É uma honra receber o maior evento esportivo do Estado. Tivemos o exemplo das Olimpíadas realizadas no Brasil, com os melhores atletas do mundo e sabemos que o trabalho com os jovens começa brincando nas escolas. Depois talentos vão sendo descobertos e se trabalha para tirar atletas de grande sucesso. É isso que esperamos aqui, encontrar grandes atletas. Que vença o melhor e, principalmente o esporte de Mato Grosso do Sul”.
O gerente da Fundesporte afirmou que a fundação também ficou satisfeita com a parceria.“Temos muito orgulho de estar em Ponta Porã, trazendo uma etapa para cá, depois de tantos anos. Estamos preocupados com o bem-estar dos atletas. Estamos colocando todos em hoteis, a alimentação é balanceada e procuramos proporcionar o maior número possível de jogos para cada equipe. O investimento é alto, mas temos certeza de que, em breve, vocês irão integrar a seleção do Estado, representar MS em jogos nacionais e quem sabe até o Brasil”, falou Paulo Ricardo Nuñez.
Vereador e técnico da equipe Porãbask, Hugo da Costa já venceu os Jojums e os Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul (Jems) diversas vezes. Dezenas de garotos e de garotas já passaram pelas quadras do Jardim Ivone que sedia os jogos desta etapa. Em sua fala, o professor destacou o poder do esporte. “É muito bom receber os Jojums numa cidade que respira esporte. Esperamos que todos façam excelentes jogos e muitos amigos. O esporte ensina muitas coisas e a amizade é uma delas. Os títulos passam e a amizade fica”, disse.
Os jogos da etapa Ponta Porã dos Jojums começam nesta quarta-feira, a partir das 7h30 e seguem até o dia 12. Os vencedores representam MS nos Jogos Escolares da Juventude, no mês de novembro, em João Pessoa (PB).
Aline Morais