Nesta quinta-feira (27), em coletiva de imprensa, foi apresentado o Sesc MS Vôlei, novo nome da equipe que representará Mato Grosso do Sul na Superliga B de voleibol 2025/2026, consolidando um novo momento para a modalidade no Estado. Durante o evento, houve a premiação pelo terceiro lugar na Superliga C nacional, além da apresentação dos novos parceiros e dos atletas que defenderão Mato Grosso do Sul na próxima temporada da Superliga B.
A equipe AECGV/Pantanal Vôlei venceu a etapa Centro-Oeste da Superliga C, em Campo Grande, e conquistou o terceiro lugar na fase nacional, em Salvador, resultado que garantiu a vaga do time sul-mato-grossense na Superliga B, o segundo campeonato mais importante do país.
A equipe estreia neste sábado, 29 de novembro, às 19h30 (horário de Brasília), contra o Blumenau, em Santa Catarina. O primeiro jogo diante da torcida sul-mato-grossense será no dia 13 de dezembro, às 18h (horário de MS), no Ginásio Guanandizão, contra o Elase.
Na primeira fase da competição, os 14 times se enfrentam em turno único. Os oito melhores colocados avançam para as quartas de final, disputadas em jogos de ida e volta; caso haja empate no confronto, a vaga será decidida no golden set. Nas semifinais, a definição será em série melhor de três jogos. Já a final acontecerá em partida única, com mando do time de melhor campanha. Os dois finalistas garantem acesso à Superliga Masculina 2026/2027.
Além do apoio da Fecomércio MS e do Sesc MS, o time que representa Mato Grosso do Sul conta também com o suporte do Governo do Estado, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).
O secretário da Setesc, Marcelo Ferreira Miranda, reforçou o apoio do governo estadual ao time:
“Temos apoiado desde a participação na Liga C, com um convênio para trazer a competição a Campo Grande e um aporte de R$ 500 mil, além de apoio logístico com passagens aéreas e rodoviárias. Esse projeto é fundamental para dar continuidade ao trabalho que torna Mato Grosso do Sul referência no esporte de alto rendimento. Precisamos criar oportunidades para que esses atletas sigam evoluindo. Por isso, fortalecemos também o esporte adulto, por meio dos Jogos Universitários, Jogos Abertos e apoio a clubes. A chegada do Sesc e dos patrocinadores nos dá confiança de que teremos bons resultados, possivelmente alcançando a Liga A. Mas, acima de tudo, queremos representar bem o nosso Estado.”
O presidente da Fecomércio MS, Edison Araújo, falou sobre o papel estratégico do Sesc-MS na promoção do desenvolvimento do time, gerando oportunidades para os atletas sul-mato-grossenses.
“No Sesc, nós temos cinco, a gente costuma chamar de caixinhas, que é o esporte, que é a educação, que é a assistência social, que é a saúde e que é a cultura. Então, vimos a oportunidade de poder ajudar o projeto que eles têm. Começam com crianças e que vão até adultos. Então isso para nós é de fundamental importância, porque além de desenvolver o esporte, nós estamos desenvolvendo pessoas. Então é muito prazeroso poder estar dentro desse projeto”, frisou.
O técnico do Sesc MS Vôlei, João Victor Nascimento, comentou sobre o desafio da nova etapa para os atletas: “Os treinamentos são muito mais específicos e abrangentes. Dividimos o trabalho em três períodos: pela manhã, focamos na parte técnica, no início da tarde, realizamos a preparação física, com treinos de academia, e, à noite, o treino tático. Para a maioria dos atletas, esta será a primeira participação em uma competição desse nível, profissional de fato. Nosso papel é orientá-los para controlar a ansiedade da estreia e enfrentar um nível técnico tão elevado.”
O capitão da equipe, o ponteiro paulista Marcos Alan Pereira, de 36 anos, destacou a evolução do grupo:
“Quando chegamos à fase nacional, em Salvador, começamos a construir esse caminho, tijolo por tijolo, até conquistar o acesso. Lá percebemos que o nível era mais alto. Agora pra Liga B, estamos treinando há um mês, com três períodos diários. Temos seis atletas de fora e doze do Estado. Depois que garantimos a vaga na Liga B, iniciamos a formação do elenco, as contratações e o aumento da intensidade dos treinos”.
O Sesc MS Vôlei também conta com empresas parceiras como Sanesul, Academia Pleno Vigor e Vetorial Siderurgia.
Jogos do Sesc MS Vôlei (horário de Brasília)
- Rodada 1: Blumenau x Pantanal: 29/11, sábado, 19h30, Centro de Eventos – Ascurra
- Rodada 2: Praia Grande x Pantanal: 04/12, quinta-feira, 20h, Ginásio Rodrigão – Praia Grande
- Rodada 3: Pantanal x Elase: 13/12, sábado, 19h, Ginásio Guanandizão – Campo Grande
- Rodada 4: Araguari x Pantanal: 19/12, sexta-feira, 19h30, Ginásio Mário Brum Negreiros – Araguari
- Rodada 5: Pantanal x Chapecó: 07/01, quarta-feira, 19h, Ginásio Guanandizão – Campo Grande
- Rodada 6: Apade x Pantanal: 11/01, domingo, 18h, Ginásio Sesi Belém – Belém
- Rodada 7: Pantanal x Fluminense: 17/01, sábado, 19h, Guanandizão – Campo Grande
- Rodada 8: Brasília x Pantanal: 27/01, terça-feira, 21h, Ginásio Sesi Taguatinga – Brasília
- Rodada 9: Pantanal x América: 31/01, sábado, 19h, Guanandizão – Campo Grande
- Rodada 10: Norde x Pantanal: 12/02, quinta-feira, 19h, Ginásio Aécio de Borba – Fortaleza
- Rodada 11: Pantanal x Mogi: 17/02, terça-feira, 19h, Ginásio Guanandizão – Campo Grande
- Rodada 12: Montes Claros x Pantanal: 27/02, sexta-feira, 20h, Ginásio Tancredo Neves – Montes Claros
- Rodada 13: Pantanal x Araucária: 07/03, sábado, 19h, Ginásio Guanandizão – Campo Grande
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Fotos: Daniel Reino/ Comunicação Setesc




