Apoiado pela Fundesporte, grão-mestre de Kung Fu participa de mundial na Itália

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, maio 11, 2022 as 14:36 | Voltar

Campo Grande (MS) – O Brasil terá um representante sul-mato-grossense no 7° Campeonato Mundial de Kung Fu Kuoshu. O grão-mestre João Valdivino, presidente da Federação Sul-Mato-Grossense de Kung Fu Kuoshu (FSKK), embarca hoje para Roma, na Itália, para participar da competição que ocorre de 13 a 15 de maio, no Cinecittà World, parque temático da cidade italiana. O atleta recebe apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

“Nosso estado tem a alegria de abrigar nomes proeminentes no mundo das artes marciais, e a representatividade em um campeonato mundial é a recompensa pelo esforço de nossos técnicos e atletas”, afirma o diretor-presidente da Fundesporte, Silvio Lobo Filho.

A magnitude do evento vem ao encontro da experiência de João, que já foi campeão mundial da modalidade em 2015. “Existe sempre a ansiedade de participar, mas estou tranquilo e preparado para fazer o melhor”, afirma o atleta. “Estou indo buscar mais uma conquista para Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, continua.

Além do título de Campeão Mundial de Kung Fu Kuoshu, João também foi campeão brasileiro por dezoito vezes e campeão internacional por nove vezes, sem contar com os títulos sul-americanos e pan-americanos. “Agradeço o apoio da Fundesporte e do Governo do Estado nessa competição”, conclui o atleta.

Modalidade - Apesar dos diferentes nomes, o grão-mestre João explica que Kung Fu, Wushu e Kuoshu são, de fato, a mesma modalidade. “São o mesmo esporte, o que diferencia são as regras”, esclarece. Enquanto o Kuoshu segue as regras tradicionais do Kung Fu, o Wushu segue regras olímpicas. “O objetivo é que um dia modalidade se torne olímpica”, finaliza.

Clara Rockel – Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte)

Foto de destaque: Arquivo pessoal

Publicado por: Clara Rockel