Campo Grande (MS) – Mato Grosso do Sul terá participação nas Surdolimpíadas – Etapa Nacional (individual e duplas), tradicional evento da comunidade esportiva surda, que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro, em Londrina (PR). A delegação tem apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania).
Os representantes sul-mato-grossenses na competição, vinculados à FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul), reuniram-se, nesta terça-feira (8), com o diretor-presidente da Fundesporte, Herculano Borges, e com o secretário da Setescc, Marcelo Ferreira Miranda.
Na ocasião, o presidente da FDSMS, Adriano Gianotto, ao lado intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), Clélia Souza, presenteou os dirigentes estaduais com camisetas da entidade e discutiu os desafios da comunidade surda em Mato Grosso do Sul e a visibilidade no esporte.
O encontro também abrangeu temas como a dificuldade de inclusão em certas competições, programas do Governo do Estado voltados a pessoas com deficiência, como o MS Mais Acessível, além dos desafios encarados pelos surdos.
Na etapa nacional das Surdolimpíadas, a equipe sul-mato-grossense será chefiada por Adriano Gianotto e contará com oito atletas, dois técnicos e uma intérprete de Libras. Eles competirão em três modalidades: vôlei de praia (masculino), mountain bike (feminino e masculino) e boliche (masculino).
Texto e foto: Fernanda Villela, Programa de Estágio Supervisionado