No último fim de semana, nos dias 29 e 30 de junho, Campo Grande sediou a Copa Centro-Oeste de Futsal de Surdos 2024. A competição foi organizada pela CBDS (Confederação Brasileira de Desportos de Surdos), em parceria com a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul) e a FDSMS (Federação Desportiva dos Surdos de Mato Grosso do Sul).
O evento reuniu 165 surdoatletas de 12 associações de três estados do Centro-Oeste, nas categorias feminina e masculina. No masculino, a Associação dos Surdos de Cuiabá conquistou a primeira posição, seguida pela Associação dos Surdos de Goiânia. A Associação Educacional e Desportiva dos Surdos de Formosa ficou em terceiro lugar.
Na categoria feminina, a equipe da Associação de Surdos de Goiânia conquistou a medalha de ouro, enquanto a Associação de Surdos de Anápolis ficou com a prata. O bronze foi para a equipe sul-mato-grossense Associação Pantanal dos Surdos de Mato Grosso do Sul.
Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, o campeonato é uma forma de mostrar que os surdoatletas são importantes para o desenvolvimento do esporte sul-mato-grossense. “Para nós, da Fundesporte, este campeonato vai além de uma competição esportiva. Ele representa a inclusão, a valorização e o reconhecimento dos surdoatletas como peças fundamentais para o desenvolvimento do esporte em Mato Grosso do Sul”.
Adriano Gianotto, presidente da FDSMS, destaca a importância histórica deste momento e explica por que Campo Grande foi escolhida para sediar o evento. “Em dezembro do ano passado, a FDSMS participou das Surdolimpíadas de 2023 e uma representante de Mato Grosso do Sul participou do Campeonato Brasileiro de Futsal em São Paulo, realizado em maio de 2024. Por esses motivos, a CBDS escolheu a cidade de Campo Grande para sediar a Copa Centro-Oeste de Futsal de Surdos”.
As disputas foram realizadas no Ginásio de Esportes Eric Tinoco Marques, o Moreninho, no campus Cidade Universitária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), e no Ginásio Poliesportivo Avelino dos Reis, o Guanandizão.
Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Fotos: Arquivo/Fundesporte