Na noite desta terça-feira (19.11), aconteceu a cerimônia de abertura da 13ª edição das Paralimpíadas Escolares. A solenidade ocorreu no Pavilhão Oeste de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
O maior evento esportivo do mundo para pessoas com deficiência em idade escolar será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e se estenderá até sexta-feira (22.11). Mais de 1.220 atletas de 26 Estados e do Distrito Federal.
Nesta quarta-feira (20.11), partir das 7h (de MS), começam as disputas no Centro de Treinamento Paralímpico. Neste ano, serão ofertadas 12 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas (formato 3×3), bocha, futebol de 5 (para cegos), futebol de 7 (para paralisados cerebrais), goalball, judô, natação, parabadminton, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. A faixa etária contemplada para as disputas é de 12 a 17 anos.
“Grande parte do sucesso que o Brasil obteve nas grandes competições internacionais nos últimos anos, e na temporada atual, possuem o DNA das Paralimpíadas Escolares. Se o brasil quiser se manter entre os 10 maiores medalhistas do mundo nos próximos ciclos, o caminho é fomentar a prática da atividade esportiva nas milhares de escolas do Brasil”, disse o segundo vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão.
“Deficiência é só uma característica, não é um problema. Guardem isso no coração. Acreditar nas pessoas com deficiência, na sua qualidade, é fazer um Brasil mais justo, melhor e de todos. São Paulo é de vocês, atletas das Paralimpíadas Escolares. Vão ser dias de muitas competições, em que todos serão campeões. São Paulo recebe vocês de braços abertos”, comentou a secretária Célia Leão.
“A energia que a gente sente quando entra no ambiente das Paralimpíadas Escolares é incrível. Vocês são verdadeiros heróis do nosso esporte. Nós, gestores esportivos, só existimos por causa de vocês. Vocês nos fazem crescer a cada dia” discursou o Secretário Especial do Esporte, General Décio Brasil.
“Eu comecei nas Paralimpíadas Escolares, em 2013, representando a Paraíba e hoje represento o Brasil”, disse o velocista e recordista mundial Petrúcio Ferreira.
“Aproveitem o evento. É uma competição, mas acima de tudo divirtam-se! Eu já fiz a minha parte e agora é com vocês!”, disse a medalhista parapan-americana Verônica Hipólito.
Um dos pontos altos da cerimônia foi a premiação do concurso cultural das Paralimpíadas Escolares. Os participantes do evento foram convidados a enviar ilustrações alusivas aos atletas paralímpicos feitas por elas próprias. Os 13 trabalhos mais bem avaliados foram premiados com brindes do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Estiveram presentes no evento a primeira vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileira, Naíse Pedrosa; o segundo vice-presidente do CPB, Ivaldo Brandão; o Secretário Especial do Esporte do Governo Federal, General Décio Brasil; Secretário Nacional do Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rêgo; Secretária de Estado dos Direitos das Pessoa com Deficiência, Célia Leão; Secretário municipal da pessoa com deficiência, Cid Torquato, o presidente da SPTuris, Osvaldo Arvate Jr; secretário-executivo da secretaria de Estado de Esporte de São Paulo, Marco Aurélio Pegolo dos Santos, o Chui; secretário Estadual de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, João Derly.
Fonte: CPB
Foto de capa: Douglas Magno/Exemplus/CPB