Dicas para se proteger do tempo seco e altas temperaturas

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, setembro 11, 2019 as 10:20 | Voltar

Mato Grosso do Sul está enfrentando um período de estiagem e nos próximos dias persistem as condições meteorológicas, altas temperaturas e tempo seco em diversas regiões do Estado de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), especialmente em áreas do Centro-Norte do MS, incluindo a Capital. Devido as condições climáticas é preciso tomar algumas precauções para evitar problemas de saúde, principalmente quando praticar atividades físicas, como exemplo os atletas que irão participar dos Jogos Escolares da Juventude modalidades individuais ( natação e atletismo) em Corumbá entre os dias 13 a 15 de setembro.

Confira algumas dicas e cuidados principalmente com as crianças nestas condições:

  1. Beber muita água. Olavo Mion diz que, para as crianças, é bom que seja dado um copo pequeno de água a cada hora. Para mães que estão amamentando, Sylvio Renan diz que a indicação é a mesma.
  2. Lavar o nariz com soro fisiológico. De acordo com os especialistas, esta é uma prática que se mostrou bastante eficaz para hidratar as vias nasais. “Pode usar umas seis vezes por dia, no mínimo”, explica Sylvio Renan. “Quanto menor a criança, maior a obstrução dos canais nasais, por isso, maior a preocupação”, completa.
  3. Usar colírio ou soro fisiológico nos olhos com frequência. Apesar das crianças não sofrerem tanto com os olhos secos, a poluição pode prejudicá-los. Use colírio ou soro fisiológico para limpá-los.
  4. Passar hidratantes apropriados na pele. A pele das crianças também resseca durante o tempo seco, por isso os especialistas aprovam o uso de hidratantes especiais, principalmente nas extremidades – como cotovelos e joelhos – que tendem a ficar mais secas.
  5. Manter os ambientes umidificados e evitar o uso de ar condicionado. Os especialistas explicam que atitudes simples, como deixar uma bacia com água no quarto da criança ou colocar toalhas molhadas nas extremidades de janelas e portas, faz diferença na umidificação do ambiente.
  6. Caso precise se expor ao sol, abuse do protetor solar. Aplicar sempre 30 min antes da exposição e reaplicar a cada duas horas. Óculos de sol, chapéus ou boné são fundamentais para proteger o rosto das radiações solares, usar roupas leves e de cores claras ajudam a amenizar a absorção do calor.

 

Vanessa Ayala - Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte).

 

 

 

Publicado por: Luis Moreira

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.